29.8.03



LUISA MANDOU UM BEIJO



A banda é do Rio de Janeiro e é uma das mais bacanas do Brasil. Indie, pop, rock, bossa, enfim, uma mistura deliciosa e sofisticada, colocada à disposição de todos nós, apaixonados por boa música. Flávia (vocal); Fernando (guitarras); PP (guitarras); PC (baixo); Shockbrou (trompete); Luciano (bateria); e, Andrezinho (flauta) são LUISA MANDOU UM BEIJO . E são bons, muito bons...

E o Fernando, que é um cara bacana e gentil (e que, nas horas vagas, também escreve na sua interessante MÁQUINA DE ESCREVER , falou conosco via e-mail. O resultado? Segue abaixo. Aproveitem e, para o bem dos seus cansados ouvidos, ouçam LUISA MANDOU UM BEIJO... é sensacional...

Pergunta: Luisa Mandou Um Beijo... belo nome para uma banda. Idéia de quem?

Resposta: Foi minha. É um nome que conota idéias como saudade, distância, universo feminino etc. E, ao dar um nome próprio, você insere uma cor a mais, um gosto, um cheiro. É quase como se você adjetivasse a frase, apesar de "Luisa" ser um substantivo. Ah, e não se trata de nenhuma homenagem a alguma Luisa que eu conheça. (Foi difícil explicar isso pra minha esposa...)

P: Guitarras distorcidas, flautas, trompetes, letras em português e a adorável voz feminina da Flávia... quais são as influências sonoras da Luisa para a criação desse delicioso caldeirão sonoro?

R: Eu curto muito indie rock (Pavement, Belle & Sebastian), além de Mutantes e também sambistas antigos, como Cartola. A Flávia gosta muito de MPB. O Shockbrou de jazz e ska. O PC de rock anos 70. O Luciano de rock em geral e música eletrônica. E o PP de indie rock e Elvis. Um caldeirão mesmo, né? Relendo esse parágrafo me parece um milagre que nosso som faça algum sentido. rs

P: Bossa nova, indie, rock, pop, os rótulos te incomodam? Você teme que a Luisa vire apenas uma cult band?

R: Pelo contrário. Adoro rótulos. Talvez seja porque sou jornalista. Para mim a Luisa faz indiepop. Quanto à Luisa virar uma cult band: putz, é tudo que eu sonhava! (risos). Claro que se pudermos um dia viver de música seria legal, mas já ficaria muito satisfeito com o rótulo de "cult band" (risos)

P: Vocês são do Rio de Janeiro. O show da banda em São Paulo no centro Cultural no ano passado repercutiu muito bem por estas bandas. Há uma grande diferença entre esses dois cenários?

R: Acho que em Sampa o público é maior. E também mais empolgado. Aqui no Rio tem menos gente e as pessoas vão menos a shows. É a impressão que eu tenho, mas posso estar errado.

P: O que você anda ouvindo atualmente?

R: Baden Powell, Cartola, Pelvs, Broken Social Scene (maravilhosa essa banda!!) e alguns mp3s do Ignacio, um amigo argentino que tem uns projetos de indie rock bem legais.

P: É impossível falar de bandas novas (nacionais principalmente) sem citar a internet. Aliás, a Luisa soube muito bem aproveitar esse espaço. Como é possível (se é que é possível) tirar proveito da rapidez e praticidade e se tornar conhecido através desse veículo?

R: Primeiro você tem que pôr um site no ar. É um ponto de referência, um centro de informações sobre a banda acessível por qualquer pessoa no mundo. Depois, tem que disponibilizar as músicas em mp3 em algum lugar. Mas a Internet só não basta. É preciso correr atrás de shows, mandar cds pra imprensa etc. As ações no mundo "real" impulsionam a procura pela banda na Internet e vice-versa. Acho que uma coisa não vive mais sem a outra. Curiosidade: alcançamos esse mês a marca de 5 mil downloads no MP3.COM !

P: Planos para o futuro? Shows em São Paulo? O álbum completo, finalmente vai sair? Com alguma mudança no som que já estamos acostumados?

R: Estamos aguardando novos convites pra tocar em Sampa. Já nos sondaram para Funhouse e para tocar de novo no CCSP, mas nada concreto. Quanto ao álbum, ainda tenho esperança de que saia este ano, mas tudo depende da velocidade do Luciano, nosso baterista e produtor, em terminar a mixagem e masterização. Ele anda muito ocupado porque está trabalhando na produtora do Dado Villa-Lobos. Mas acho que até dezembro o disco será lançado... A principal diferença é que todas músicas estão com arranjos de flauta e trompete. E estão bem gravadas (ao contrário do cd demo e do EP!). Nós já disponibilizamos na Internet duas faixas que estarão nesse cd: "Amarelinha" e "Bauhaus Today". Ouvindo-as dá pra ter uma idéia das mudanças, especialmente quando se compara com as versões do cd demo. Os arranjos de guitarra, os baixos e as baterias estão mais elaborados.


NÃO CUSTA REPETIR, NÃO?



Ouvindo Comeback Menelau, legal pacas, de Broken Menelau


TIM FESTIVAL

Lúcio Ribeiro deu antes...vejam quem toca:

Eletrônico
- Peaches
- DJ Erol Alkan
- 2 Many DJ's
- Lambchop
- Front 242
- Gotan Project
- Apavoramento Sound System
- Gilles Peterson (DJ da Radio One)
- Gerador Zero

Rock
- White Stripes
- Wilco
- Rapture
- Beth Gibbons
- Super Furry Animals
- Los Hermanos
- Wado

Rap
- The Streets
- Public Enemy
- Quinto Andar

Jazz
- Meirelles e Copa 5
- Luiz Avelar
- Chic Correa
- Tributo a Ary Barroso
- KD Lang Jazz Trio
- Shirley Horn
- Cedar Walton Trio
- Maccoy Tyner Big Band
- Illinois Jacquet Big Band
- Terence Blanchard
- Walt Weskopft Nonet

WHITE STRIPES, entenderam? WHITE STRIPES...(sem falar em Wilco, que é do caralho...)

Ouvindo Misfits, música do ano, de Elefant


FROM RUSSIA WITH LOVE



E para não perder a carona das bacanas meninas da banda russa Tatu, Madonna e Britney Spears mandaram ver na premiação VMA, da MTV norte-americana.

Beleza...

Ouvindo Agora é Moda, velha e cool, de Lady Lu

28.8.03



JAILHOUSE ROCK

E nossa amiga Sandra (não vai ao show do Deep Purple não, não faça isso), manda avisar que aconteceu no Brasil a primeira prisão por venda ilegal de mp3.

O camarada era dono de um site na cidade de Curitiba, Paraná, e supostamente vendia através do mesmo músicas em mp3 para usuários.

Se virar moda, vai faltar cadeia para a galera...

Ouvindo o disco inteiro novo de The Raveonettes...em mp3...


A MÚSICA MAIS LINDA DO SISTEMA SOLAR

"...And nobody's gonna go to school today,
She's going to make them stay at home".




Tá, existe "Atmosphere" de Joy Division, "Pretty in Pink" de Psychedelic Furs, "The Long And Winding Road", de Beatles, enfim, uma série de canções lindíssimas, porém nenhuma jamais conseguiu ser tão bacana e melódica e bonita como I DON´T LIKE MONDAYS, da banda irlandesa "Boomtown Rats".

Liderada por Bob Geldof (ele mesmo, do Band Aid), a banda só fez essa canção que prestasse. Tudo bem, ela é tão perfeita que nem seria suficiente fazer qualquer coisa para entrar no panteão dos clássicos do rock.

A canção (de 1979) conta a história da adolescente norte-americana Brenda Spencer que, um belo dia, aos 16 anos, feriu 8 crianças e matou o diretor da escola em que estudava com a arma do seu pai, apenas pelo fato de "não gostar de segunda feira".

O caso teve uma repercussão tremenda nos EUA e a música, inclusive, acabou sendo vetada por diversas rádios daquele país.

Enfim, pouco importa o que aconteceu...a música é maravilhosa e ponto. E, por favor, peguem a letra na internet. É bem bacana...

Ouvindo I Don´t Like Mondays, triste, de Boomtown Rats


STROKES/WHITE STRIPES MANIA

A revista SPIN (que o Picareta adora) elegeu as figuras MAIS COOL DO ROCK AND ROLL...

Em primeiro lugar ficou ninguém mais ninguém menos do que ele, Jack White. Do segundo ao sexto lugar ficaram TODOS os membros de

Yeah...

Ouvindo Vicious, cool até não poder mais, de Lou Reed


HEY HO LET´S GO...O BRASIL MERECE WHITE STRIPES

E não é que saiu a melhor notícia do ano. The White Stripes no Brasil. Quando? Nos dias 30 de outubro e 01 de novembro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, pelo Tim Festival. Em São Paulo? ESPERO QUE SIM, mas acho que não vai rolar.

De qualquer forma, o Brasil vai ser abençoado pela visita mais importante a pisar nessa terra, desde o Papa João Paulo II em 1980 e Diego Maradona (Libertadores em que o Boca destruiu o Palmeiras).

Além dessa sensacional banda, ainda vai ter os bacanas Rapture, Lambchop e Peaches...

Finalmente um show decente por aqui...

Ouvindo qualquer coisa dos sensacionais The White Stripes


...esses sistemas de comments são terríveis...

27.8.03



INOVANDO...

E o camarada KIBE LOCO manda avisar que o pessoal da emetevê é realmente moderno, fashion e descolado. Fez rolar o beijo das lésbicas em horário nobre, mesmo sem autorização do falecido Roberto Marinho...



Era só o que me faltava...

Ouvindo Show Me Love, linda, de Tatu


THE BOYS ARE BACK IN TOWN (graças a Deus)

Mais um furo do MELHOR semanário musical do planeta, o NME. Na edição dessa semana, sob o título de "They are back, hurrah", os caras mandaram uma reportagem especial dando os detalhes do álbum mais aguardado do planeta e que será lançado no próximo dia 20 de outubro. O nome da pérola? ROOM ON FIRE. A banda? THE STROKES, claro. O nome das canções? Veja abaixo:

’What Ever Happened?’
’Reptilia’
’Automatic Stop’
’12:51’
’You Talk Way Too Much’
’Between Love & Hate’
’Meet Me In The Bathroom’
’Under Control’
’The End Has No End’
’The Way It Is’
’I Can't Win’


Finalmente o mundo volta a se tornar um lugar legal...

Ouvindo The Boys Are Back In Town, versão fofa, de The Cardigans


VMB

Não vou dizer nada, mesmo porque não assisti e pouco me importa o que aconteceu. Só vou mostrar uma coisa:



É preciso ter força nessa hora...

Ouvindo nada né? Precisa?

26.8.03



LINKS...

Depois de um longo e tenebroso inverno, arrumei os links dos blogs lá embaixo...visitem pô!

Ah, e não quero desculpas para quem não for ao show do BROKEN MENELAU, hein?

Ouvindo Comeback Menelau, legal pacas, de Broken Menelau


FLASH MOB HEZZBOLAH

Então tudo combinado? Hoje à noite na premiação VMB (a coisa mais patética já produzida no Brasil)?

Vai que um coquetel molotov acerta um daqueles medalhões? O Brasil vira um país culturalmente melhor...

Ouvindo É Ferro na Boneca, rock and roll, de Novos Baianos


CONVERSA DE BAR

Então na cozinha do escritório, tomando um cafezinho sem compromisso, eu descubro o que os estagiários ouvem: Audioslave, Linkin Park, Limp Biskit, Evanescence e Green Day ("mas esse último é música de velho"), além de Los Hermanos e CPM 22.

Beleza, o futuro a Deus pertence...

Ouvindo Sheena is a Punk Rocker, música de dinossauro, de Ramones


BAH...

A revista (revista?) ROLLING STONE, lança nessa sexta a edição com a relação dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos. Quer saber?

1) Jimi Hendrix
2) Duane Allman (Allman Brothers)
3) BB King
4) Eric Clapton
...
10) Keith Richards
...
...
50) Pete Townshend

Ai, ai, quanta besteira, o MUNDO TODO sabe que o MAIOR GUITARRISTA DE TODOS OS TEMPOS foi Johnny Marr(The Smiths)...

Ouvindo This Charming Man, uma aula de rock, de The Smiths


AH...

Ah, e falar mal de THE MUMMIES não é coisa que se faça. Os cars beiram os limites da genialidade...

Ouvindo Walk Like An Egyptian, essas eram classudas, de The Bangles


COISAS BOAS PRECISAM CONTINUAR. E RAVEONETTES É BOM, COMO NÃO?



Então o Picareta resolveu atacar The Raveonettes, a banda mais legal da Dinamarca. E seu ataque foi feroz, buscando, antes de qualquer coisa, desmerecer a banda, como se o fato de ela não ser tão famosa como Rolling Stones implicasse em ela não ter... TALENTO. E, queridos, a banda tem talento sim. E muito. E tudo bem, concordo que pode parecer freak e sem sentido lançar um álbum todo composto em si bemol ou com um único acorde. Pode parecer sem sentido, desde que o resultado final seja ruim. E no caso em questão o resultado é bom, muito bom. Logo, não há que se falar em "freak acts". A propósito, o Picareta bem que tem entre seus ídolos dois dos maiores representantes dessa atitude Gong Show da história: Frank Zappa (o sujeito que tocava tudo, mas não dizia nada) e ZZ Top (a banda de uma música e uma muda de roupa só). Então, percebam que não é de hoje essa espécie de "marketing diferencial".

O fato é que Raveonettes é uma banda honesta, correta, que tem ótimas canções em apenas dois ou três anos de existência. E após o delicioso Whip It On, de 2002, eles lançaram (ontem, aliás) o novo álbum Chain Gang of Love que deve ser, no mínimo, muito bacana, porque cool já é...

Ouvindo back on the Chain Gang, sei lá, lembrei dessa, uma das maiores bandas do universo, de The Pretenders

22.8.03



HEY HEY MY MY, ROCK AND ROLL WILL NEVER DIE

Hey Picareta, me diz aí quem é capa da nova MOJO? The Strokes, se não me engano?

Então, tá...

Ouvindo não, esperando para ouvir 12:51, de The Strokes


EU NÃO ENTENDO MAIS NADA

Eu faço parte de uma lista de discussão sobre música (tá, podem me quebrar). E não é que no meio da avalanche de e-mails que eu recebo, começa uma discussão sobre Engenheiros do Hawaii e, o pessoal que participa de lista (a maior parte pessoas mais novas, que não viveram o rock Brasil dos anos 80) decide que a banda é boa?

Eu juro que não entendo mais nada. Porra, Engenheiros é a coisa mais deprimente já produzida no rock brasileiro. Tudo é ruim. As letras, os solos, a pretensão, a tentativa de ser Rush, o visual, enfim, NADA funciona na banda. Eu realmente não sei o que um disco como "Dançando em Campo Minado" (álbum novo) pode ter de bom...

Parece que envelheci...

Ouvindo What a Waster, dia de sol, de The Libertines


READING/LEEDS FESTIVAL

E nesse final de semana rolam os últimos grandes festivais do verão britânico. Os festivais de Leeds e Reading. Tá, tudo bem que eles já foram mais bacanas, mas pela tradição e pelo charme e pelo nome, ambos ainda são importante e dignos de nota.

Os nomes principais são os de Metallica (detestei St. Anger, mas tem quem goste), Blur (que não existe sem Damon), Linkin Park e Blink 182 (detesto todos).

No quesito rock and roll que presta, os shows de Hot Hot Heat, Yeah Yeah Yeahs, The Thrills, Placebo, The Music, Electric Six e Interpol devem ser os melhores...

Bem, resta aguardar e esperar semana que vem para baixar os arquivos...

Ouvindo Rock and Roll Music, raízes, de The Beatles


A GUITARRA DO SANTANA

Foi leiloada em Dubai uma guitarra do músico Carlos Santana. O dinheiro (6.800 doletas) será destinado para ajudar crianças iraquianas...

Bom seria se o Santana leiloasse TODAS as suas guitars e deixasse de tocar...

Ouvindo Oye Como Va, hahahahahahahaha, de Carlos Santana


EU NÃO POSSO FAZER NADA



Lúcio, não seja tão ranzinza e sorry babies, eu não posso fazer nada, já que são sempre as mesmas bandas que fazem coisas legais e que merecem destaque neste modesto blog...

Quem estrela o novo clipe de White Stripes? Um macaco idiota dançando break (como no caso do Moby? Não, a ESPETACULAR e rock and roll Kate Moss dançando apenas com um vestido preto.

Aí fica difícil competir né?

Quer ver o clipe? Vai lá no site do NME...são sempre os mesmos fazendo coisas legais para nossa vida ficar ainda melhor.

Ah, o clipe é dirigido por Sofia Coppola, a filha do homem...quer coisa mais cool?

Ouvindo I Just Don´t Know What to do with Myself, a música em questão, de White Stripes

21.8.03



FEIOS, SUJOS, MALVADOS E LEGAIS PACAS



Tá bom, falam que eu gosto de metal (o que é uma balela, pois eu ODEIO esse gênero porque é ruim, sem graça, bobo, e eu sou, afinal de contas, uma pessoa que crê em Deus e não no capeta), mas, na verdade, só tem uma banda que se aproxima disso e que mora no meu coração. A banda mais suja do universo. A banda mais adolescente do mundo. A banda trash até o último fio de cabelo. A banda MOTÖRHEAD.

Jamais houve uma banda como essa. Jamais. Toscos e agressivos, Lemmy Kilmister, Fast Eddie Clark e Phil Taylor (não vou considerar os outros), ensinaram o mundo a cantar até o sangue jorrar da garganta (gosta de virtuoses, querido? Você não nasceu para amar Motorhead).

Durante sua longa carreira de quase trinta anos, a banda perpetrou clássicos como os famigerados álbuns Motorhead (1977); On Parole (1978), Overkill (1979) e o fenomenal Ace of Spades (1980)...gênios!!

E no próximo dia 07 de outubro vai sair a fantástica caixa "Stone Deaf Forever" com CINCO cd´s dos caras. Tem fotos, gravações ao vivo, BBC, ensaios, enfim, tudo para a felicidade de quem curte um rock and roll de primeira qualidade, sem a MENOR frescura.

EU AMO MOTORHEAD, e se hoje eles precisam de grana e excursionam com patetas como Iron Maiden e DIO, bem, eles continuam morando no meu coração, pois uma banda que gravou um álbum como "Ace of Spades" não precisa provar nada para ninguém.

Ouvindo Motorhead, ótima, dos horrorosos Hawkind (obrigado Senhor, por Kilmister ter sido demitido dessa bomba e ter montado a nossa banda feia predileta)


MEG WHITE

Ah, e falar sobre White Stripes sempre é bom, porque me dá motivo para postar uma foto dela aqui.



Ouvindo Cold Cold Night, a melhor balada do século não é BIA (fã de White Stripes), de White Stripes


QUEM MANDA NO ROCK HOJE

Pense bem... qual foi a última banda de rock que te fez dançar como um animal enlouquecido? Qual foi a última banda de rock que te fez dormir tranqüilo, pois o gênero estava devidamente representado? Qual foi a última banda de rock que salvou a sua vida? Qual foi a última banda de rock que te fez ter vontade de ter uma banda? Qual foi a última banda de rock que você lembra que aliou maravilhosamente guitarras elétricas, roupas bacanas, letras espertas, cabelos cool e estilo fashion? Pensou? Então, queridos, com certeza não foi Rolling Stones, muito menos Deep Purple ou Elton John. Se você pensar bem, vai perceber que as duas bandas com ATITUDE neste começo de século e que efetivamente preenchem os quesitos acima são norte-americanas (e eu que sempre preferi o rock inglês, que ironia) e atendem pelos respectivos nomes de THE STROKES e THE WHITE STRIPES.

THE STROKES

São absolutamente cool. Tudo funciona na banda. Tudo. As guitarras, a música, o visual, o aspecto estético, enfim, tudo. Eles são largados, feios, sujos e malvados (não são de verdade, mas quem se importa?). São rock´n´roll até o último fio de cabelo. São indies e são pops e isso é o melhor. A grande ironia. A piada mortal. Se eu tiver que escolher, com certeza não ouço pelo resto da minha vida qualquer disco do Radiohead (pós 1996, 1997 e não incluo Ok Computer por pouco, muito pouco) em detrimento de UM single, seja qual for, de The Strokes. Eles são adoravelmente inescrupulosos e maravilhosamente canalhas. Perfeitos para o rock, como há muito não se via.

THE WHITE STRIPES

Musical e esteticamente superiores a The Strokes. Muito. Mas, igualmente sensacionais. Permitem-se o luxo de dispensar o baixo e, ainda assim, fazer um som milhões de anos-luz à frente do seu tempo. Led Zeppelin? Que nada. White Stripes é White Stripes e bebe na fonte da criatividade pura e simples. Jack e Meg White são pragmáticos, diretos, adoráveis. São cool e não precisam disso. São apenas The White Stripes, seja lá o que isso quer dizer. E são bons, caralho, como são bons. A MELHOR banda da atualidade. Deus foi bom comigo. Me afastou de estar em Londres em 1977, porém me deu vida suficiente para presenciar a passagem de White Stripes pelo planeta. Seja louvado, meu chapa. Ah, e isso sem contar como a MEG WHITE é linda...musa de qualquer rocker desse novo século. Sem dúvida.

Ouvindo Make Up, sensacional, de Elefant

20.8.03



PÁRA TUDO...

DIA 06 DE OUTUBRO...lançamento mundial do novo single dos fabulosos THE STROKES. Nome do single? 12:51...

O mundo vai parar...

Aliás, vou aproveitar e escrever um ensaio sobre o papel de Strokes e White Stripes como as MAIORES BANDAS DA ATUALIDADE...

Ouvindo ...and the Rest of the Band, só falta o Picareta ter, de Thelonious Monster


CORRESPONDENTE INTERNACIONAL

O nosso braço armado em Londres, Américo (meu irmão, nas horas vagas), vai escrever para o 4 Acordes, atendendo a um pedido meu, uma resenha básica sobre o V Festival que rolou no útlimo final de semana e que ele teve a oportunidade de conferir na Inglaterra.

O festival contou com Foo Fighters, Queens of the Stone Age, Ash, David Gray, Echo and the Bunnymen, Coldplay, Hives, PJ Harvey, entre outros.

Apenas para alimentar a expectativa, confiram uma passagem do e-mail que eu recebi comentando o evento: "...Coldplay???? Foram esses manés que fecharam a primeira noite do festival. Uma bomba completa e absoluta"...

Esse bom gosto musical é de família, ô se é...

Ouvindo Creep, um clássico, dos originais Radiohead


QUE PORRA É ESSA?



Não bastasse todas as notícias BIZARRAS a que estamos sujeitos no dia a dia, ainda temos que constatar que a PRETA GIL, a filha do fulano, vai lançar um álbum chamado "Prêt-à-Porter", recheado de canções de "amor". E, como se isso não bastasse, a sujeita vem pelada no encarte...

...vai te catar, pô...

Ouvindo nada, lendo a lendária REVISTA RUDOLF (quem tem quase trintas anos sabe do que estou falando...

19.8.03



BORN TO BE WILD

Hoje pela manhã eu assisti a uma matéria falando sobre os 100 anos da motocicleta Harley Davidson. Óbvio que o BG de fundo foi a música Born to be Wild, de Steppenwolf.

Tudo bem, tem "Have You Ever Seen the Rain", do Credence, "Smoke on the Water", do Purple (maldade minha, né?), "Bobby Brown" do Zappa, e outros milhares de exemplos, mas estou para ver banda de uma música só como essa. Jesus, eles SÓ fizeram essa canção...impressionante.

Ouvindo Born to be Wild, a única, de Steppenwolf


BILLY IDOL

Alguém sabe me dizer que fim levou Billy Idol? O pai do punk fashion...

Ouvindo Dancing With Myself, espetacular, de Billy Idol


DEEP PURPLE

Quem for aos shows do Deep Purple no Brasil é, no mínimo, a mulher do padre...

Ouvindo qualquer música do álbum novo de Dandy Warhols, isso sim coisa de mestre


DEPOIS AS BANDAS QUE EU CURTO É QUE SÃO EMBUSTEIRAS

No próximo dia 16 de setembro, o planeta será assolado por mais uma tentativa rasteira de pilhagem cultural. A gravadora Sony Music vai relançar uma porrada de álbuns de BOB DYLAN (o Zé Ramalho do rock mundial) em SACD, ou seja, Super Audio CD, uma tecnologia de ponta em surround sound com 5.1 canais...

Vamos e venhamos, hein? Isso não passa de pagaiada sem fim. Era o que me faltava ouvir Blonde on Blonde em SACD...valha-me Deus...quanta besteira.

Ouvindo Batendo na Porta do Céu, por Deus, o cover mais tenebroso da história, de Zé Ramalho


DEAR CATASTROPHE WAITRESS

Houve um tempo em que o Lúcio comprava discos de vinil, o Picareta lia o divino semanário musical (convenhamos o único realmente importante) NME e o mundo era dominado pela banda mais fofa da história, desde The Smiths e The Sundays. E não é que essa banda sumiu e agora voltou? Para nos deixar felizes e contentes e cheios de amor...a banda? BELLE AND SEBASTIAN...o álbum? Dear Catastrophe Waitress...a relação de músicas? Segue abaixo...eu mal pude esperar...

"Step Into My Office, Baby"
"Dear Catastrophe Waitress"
"If She Wants Me"
"Piazza, New York Catcher"
"Asleep In A Sunbeam"
"I'm A Cuckoo"
"You Don't Send Me"
"Wrapped Up In Books"
"Lord Anthony"
"If You Find Yourself Caught In Love"
"Roy Walker"
"Stay Loose"

Ouvindo If You´re Feeling Sinister, a melhor música fofa e triste do final do século passado, de Belle and Sebastian

18.8.03



VOCÊ SABIA?

...que há 26 anos, ou seja, no dia 18 de agosto de 1977, a banda inglesa THE POLICE fez o seu primeiro show na cidade de Birmingham??


The Police é uma banda que me faz pensar...curto a maioria dos seus álbuns (acho uma música perfeita para um dia de verão), porém também os acho de uma chatice indescritível (sem contar que Every Breath You Take é imperdoável).

Fica o registro...

Ouvindo Roxanne, brilhante, de The Police


JANE´S ADDICTION



Hmmm, definitivamente eu não acredito em revivals. Grandes retornos de bandas de rock são injustificáveis. Geralmente são movidos por razões meramente econômicas (contas bancárias ralas dos envolvidos) e não razões fundamentalmente artísticas. E isso é ruim, pois uma página de jornal ou uma onda de rádio que deveria ser ocupada por alguma banda cheia de vontade de aparecer e com muito a dizer, geralmente é substituída por esses revivals chatos e moribundos.

E, por isso, definitivamente eu não acredito em revivals. E muito menos em revivals de bandas que querem soar grandiloqüentes, modernas, interessantes, mesmo tendo perdido o bonde da história em TREZE longos anos.

Então, por tudo isso, eu não vou ouvir STRAYS, o álbum novo do Jane´s Addiction. Não quero nem saber do que se trata. Pouco me importa. Acho incompatível Farrell criar o Loolapalooza e lançar um álbum com tecnologia anti-cópia-pirataria. Não acredito nele, não acredito no seu retorno. Rio dele, é o melhor a fazer. Mesmo porque o Jane´s já lançou seu grande disco...Nothing´s Shocking, de 1988...e foda-se o resto.

Ouvindo Idiots Rule, nada a dizer, de Jane´s Addiction


MORREU

Morreu aos 74 anos, ED TOWNSEND, antigo colaborador e produtor de Marvin Gaye (dentre outras, da pérola Let´s Get It On).

Triste...

Ouvindo Que Pena, lindinha, de Jorge Benjor


DEVASTANDO O SAMBA

Parece que o samba brasileiro está por um fio. Primeiro Zeca Pagodinho é internado e, depois, o Jorge Aragão vai pelo mesmo caminho...

Que urucubaca hein?

Ouvindo Sambassim, legal, de Fernanda Porto

16.8.03



ELEFANT...(incomodando quem não tem bom gosto)

E não é que eles tinham razão? Baixei ontem o EP Gallery Girl e o álbum Sunlight Makes Me Paranoid da banda nova-iorquina ELEFANT. O resultado? Estou de boca aberta até agora e feliz da vida por ter esquecido por quarenta minutos da importância de White Stripes, Strokes, Kings of Leon, Placebo, e tantas outras bandas bacanas na minha vida.

Ao lado de The Thrills...a MAIOR e MELHOR banda do ano. Coisa de gênio...confiem em mim...

E, abaixo, fiz minhas considerações básicas sobre o álbum "Sunlight..." Baixem, comprem, roubem, sei lá, mas façam qualquer coisa já para ouvir essa pérola!!!

1. make up – sensacional, sensacional, sensacional. Uma linha de baixo simples e direta e um vocal delicioso. Um fabuloso início de álbum

2. now that i miss her – como se The Jam virasse Smiths, ou vice versa

3. misfit – para ouvir em dias de sol. Ian Curtis feliz da vida. Maravilhosa.

4. bookie – balada pesada. Não se faz mais isso hoje em dia. Que pena.

5. tonight let´s dance – linda, linda. Há tempos não ouço uma canção tão deliciosa e fantástica. Ganhei meu dia, meu final de semana, o ano. A melhor do álbum.

6. static on channel four – um pedido de ajuda.

7. sunlight makes me paranoid – New York, final da década de setenta. Delicioso filme antigo.

8. annie – uma linda canção de amor. Anos 80 em pleno século vinte e um. Adorável.

9. love – poucos acordes, repetição incansável, The Cure...coisa de gênio.

10. ester – um ótimo encerramento...perfeito.

15.8.03



EVANESCENCE

Alguém pode me dar informações sobre o que é isso? Porque eles estão no topo das paradas e tocando em TODOS os lugares?

Ouvindo Bring Me To Life, não sei, de Evanescence


THE VINES

The Vines (tá, não é tudo isso) está em estúdio para gravar seu próximo álbum. De acordo com a banda, o som será uma mistura de Pavement com Van Halen...

credo...

Ouvindo Highly Evolved, legal, de The Vines


RECONQUISTANDO TUDO



Tá, olha a capinha do New Musical Express dessa semana? Alguém duvida quem é bola da vez?

Eles estão voltando...aguardem...

Ouvindo The Great Beyond, belo lado B, de REM


O ROBERTO MARINHO DO 4 ACORDES...



Prezados, se alguém aqui no 4 Acordes tem jeito para negócios, essa pessoa só pode ser o Picareta.

Isso porque o sujeito confessa que conseguiu vender o seu exemplar do álbum "Vitamin Enhanced" de Ozric Tentacles, por trezentas doletas.

Tudo bem que o álbum é raro e coisa e tal, mas vamos e venhamos, QUEM, no planeta, compra um álbum do Ozric Tentacles por uma grana dessa? Somente um serial killer do Iowa.

Picareta, be carefull. Todo cuidado é pouco nesse momento.

Ah, e não vamos falar da qualidade musical da banda, não? Para evitar maiores constrangimentos...

Ouvindo Ethereal Cereal, hahahahaha, de Ozric Tentacles


BRIGA, TUMULTO, GUERRA?

SENSACIONAL...isso é que é flash mob



Ouvindo New York City, dos fofos Damon and Naomi

14.8.03



ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Hey, hoje, dia 14 de agosto, é dia de aniversário. O TIME DE FUTEBOL MAIS IMPORTANTE DO PLANETA, PORTUGUESA DE DESPORTOS, faz 83 anos...Parabéns LUSA VENENO...

E antes que falem bobagem, vejam a relação de titulos:

TÍTULOS REGIONAIS
Bicampeonato Paulista: 1935 e 1936
Campeonato Paulista: 1973
Torneio Início: 1996
Taça São Paulo: 1973
Torneio Governador do Estado: 1976
TÍTULOS NACIONAIS
Torneio Rio-São Paulo: 1952 e 1955
Taça São Paulo de Juniores: 1991 e 2002
TÍTULOS INTERNACIONAIS
Taça San Isidro (ESP): 1951
Fita Azul do Futebol Brasileiro: 1951, 1953 e 1954


Ouvindo o hino da Lusa, quer coisa melhor?


WARNING

Picareta...serás severamente enxovalhado de argumentos sobre a maldosa afirmação de que os BEATLES jamais elaboraram um álbum à altura de um BEGGAR´S BANQUET...

Severamente...aguarde

Ouvindo Tomorrow Never Knows, melhor do que QUALQUER canção dos Stones, de The Beatles


ARI TOLEDOS DA INDÚSTRIA

É preocupante a situação atual das gravadoras. Depois do boom milionário das vendas nos anos noventa, provocado pelo simples fato de as gravadoras terem RE-EDITADO todos os seus catálogos de vinil para cd (não pelo rock ser um gênero atrativo e/ou interessante, meu caro Picareta), as vendas foram para o saco...e o que acontece? Ao invés de investir em novos talentos e novas bandas e novos gêneros, as gravadoras resolvem quebrar os consumidores, processar meio mundo, inventar novas tecnologias anti-pirataria e, IMPERDOÁVEL, começar a lançar DVD´s de tudo quanto é bandinha cara de pau, com "cenas inéditas", "músicas novas" e o caralho...

Acho lastimável...nada justifica esse tipo de "pilhagem cultural". Párias. Vão morrer no purgatório.

Ouvindo Paint a Vulgar Picture, profética, dos mitológicos The Smiths


BANANAS DE PIJAMAS

Se existe uma banda que eu absolutamente desprezo, essa banda é DEEP PURPLE. Nunca consegui gostar dos caras. Nunca. Os tenho como músicos bons (são apenas ok), mas totalmente sem sal, incapazes de tornar uma música agradável. Tá, vão falar que eles lançaram discos bons, ótimos, cheios de arranjos mirabolantes, que eles são os pais do rock pesado e o escambau. Não são. Nunca foram. Sempre foram um arremedo (MUITO PIOR) do Led Zeppelin, sem o mesmo charme da segunda. A banda durou 3 anos (1970 - 1973, ou seja, de Deep Purple In Rock até Machine Head) e vive disso até hoje. E não é que abro o jornal de hoje e está lá: "Deep Purple lança álbum com inéditas". Bananas é o nome da "pérola". Não ouvi, não quero ouvir e tenho raiva de quem vai ouví-lo. Acho o fim da picada um disco desses. Não por eles serem velhos, mas por eles não perceberem que são apenas ruins...

Ouvindo Annie, opa, banda revolucionária na área, de Elefant


Apenas para não pairar dúvidas...EU ADORO A ERIKA PALOMINO...


ACABOU A ENQUETE...QUAL O SEU ROLLING STONE FAVORITO DE TODOS OS TEMPOS?

E sabe quem ganhou? Óbvio...

1) Keith Richards 50,00%
2) Lennon e McCartney (afinal, os Stones copiaram tudo o que os Beatles fizeram) 13,41%
3) Mick Jagger 12,20%
4) Nenhum, eu odeio Stones 8,54%
5) Charlie Watts 6,10%
6) Brian Jones 4,88%
7) Ron Wood 2,44%
8) Bill Wyman 1,22%
9) Mick Taylor 1,22%

Lógico, Keith é Deus. E o Bill Wyman? O sujeito é um coitado. O baixista mais sem graça de toda a história do rock and roll. Parece um nada...um zero à esquerda...Até que teve boa votação.

Ouvindo aquela música cantada pelo Richards em Steel Wheels que eu não lembro o nome mas é legal pacas


FLASH MOB

O vidente Lúcio deu antes (no bom sentido hehe) aqui no 4 Acordes e, pronto, já teve uma manifestação dessa na Paulista.

Acho que achei todo ridículo o tal movimento, mas tive uma idéia. Que tal promovermos um Flash Mob da pesada no VMB da cansada MTV? Mas nada de bater a porra do sapato no chão. Eu pensei numa coisa mais agressiva, tipo Hezbolah, Exército Republicano Irlandês, Baader Meinhof, envolvendo pedras, paus, pregos...aposto que no fim da festa a música brasileira estaria salva...

Ouvindo Massacre, dos deuses do Exploited

12.8.03



ficou menos colorido isso aqui...alguém não gostou (principalmente os interessados Picareta e Lúcio?)


FRASE DO DIA

"A banda novaiorquina ELEFANT está virando "o" assunto do rock, não só pelo glamouroso som que moderniza Cure, David Bowie e Smiths e reafirma a era romântica do pop de NY...(mas) porque seu líder é o tipaço Diego Garcia... argentino"
(Lúcio Ribeiro)

GENIAL... mais um Diego dobrando o mundo aos seus pés...

Ouvindo Santa Maradona, santo não queridos, DEUS, de Mano Negra


MADE OF STONE



Mais uma vez o Lúcio Ribeiro acertando a mão. Leia sobre o Disco conta a amarga história do Stone Roses .

E ele tem toda a razão. STONE ROSES foi absolutamente uma das MELHORES BANDAs de todos os tempos da ilha britânica. Ela está lá, lado a lado com Smiths, Clash, Echo and the Bunnymen, Pistols, enfim, com quem é importante. MUITO MELHORES do que Oasis, Supergrass ou qualquer outra banda denominada britpop. Foram REIS e GENIAIS, mas predestinados a lançar um álbum só. E que puta álbum, diga-se de passagem.

É uma banda que eu adoro como poucas e que me entristece...muito.

Ouvindo She Bangs the Drums, obra prima, de Stone Roses


QUE PENA

Eu gostava tanto da Fernanda Porto. Bacana, classuda, estilosa, bonita, uma voz linda, enfim, perfeita. Mas, você vê como são as coisas. Sabe lá a razão, a moça vai gravar uma participação especial em uma faixa do novo (novo?? eles não tinam acabado, Deus meu?) álbum do LIVING COLOUR.

IMPERDOÁVEL. Living Colour é uó total...como dizem os modernos...

Ouvindo Elvis is Dead, e o Living Colour também, de Living Colour


CABRA CEGA

Você tem medo de avião? De voar naquele monstro metálico horrível que desafia a gravidade? Então, meu chapa, JAMAIS, e eu digo JAMAIS MESMO, voe com a companhia aérea de Londres, Astraeus Airlines. Você corre o risco de ser transportado pelo piloto e oficial de primeiro escalão, Sr. BRUCE DICKINSON, ou o vocalista da cafonérrima e sempre baiana banda de heavy metal (hahaha) IRON MAIDEN. É isso aí, nas horas vagas (que hoje em dia são muitas) o dito cujo pilota um avião comercial.

Bem, ao menos o sujeito está tentando outra profissão, já que a carreira musical já acabou faz uns 15, 16 anos...

Ouvindo Airplane, péssima, do péssimo álbum Love You, de 1977, de Beach Boys (aliás, tem coisa mais anacrônica do que um álbum dos Beach Boys lançado em 1977?)


PÂNICO EM SP

Falta de luz, de computadores, de telefone, pane total no escritório ontem...acho que o Flash Mob propagado pelo Lúcio já começou.

Ah, antes que eu me esqueça...MAIS UMA VEZ VÍTIMAS DE UM LADRÃO, SAFADO, MAL INTENCIONADO E FILHO DA PUTA...(Portuguesa 3 x Palmeiras 4). Assim não dá!!!

Ouvindo Dance Motherfucker Dance, apropriada, dos geniais e esquecidos Violent Femmes

8.8.03



EU CONFESSO

Tá, eu gravei ontem um cd-r aqui no escritório com os big hits do ELTON JOHN (incluindo Candle in the Wind, a música da Diana). Nossa mãe, é tosquice atrás de tosquice e o que me assustou é que eu conheço a maior parte das músicas e SEI cantar junto. Trevas...

Gravei também um big hits da banda mais cafona do universo: SUPERTRAMP. Esse eu confesso, ficou espetacular. Não tem preço sair do escritório às onze da noite, colocar um cd do Supertramp no talo e sair cantando Avenida 23 de maio afora a "pesada" Dreamer, como se não houvesse amanhã...

Revigorante.

Ouvindo It´s Raining Again, linda, de Supertramp.


PARABÉNS PARA VOCÊ

Ei, ontem foi aniversário do mestre Caetano Veloso. Que bom...61 anos de vida intelectual. Eu fico feliz com o aniversário dele, pois isso é sinal de que a cada ano que passa, menos aniversários ele vai fazer...ótimo!!!

Ouvindo Sandina, um bálsamo, de Replicantes


CIRCO GARCIA

Então o Circo Garcia do rock and roll, o OZZFEST, vai tocar em um parque de diversões em NY. E não é que o palhaço-mor do evento, o patético Marylin Manson foi proibido de tocar?

Decisão acertada. O Manson devia, na verdade, ser proibido de tocar em QUALQUER LUGAR PÚBLICO...otário.

Ouvindo School´s Out, tão ruim quanto, de Alice Cooper


A RESSUREIÇÃO VAI COMEÇAR



Então o rock mal morreu e já vai ressuscitar. A melhor banda do começo do século vai voltar. THE STROKES. Novo disco em outubro.

De acordo com a site Billborad.Com, as músicas retratam um "rock retrô com pitadas contemporâneas interessantes".

Já não era sem tempo...não pode o mundo do rock ficar somente a cargo dos supremos Jack e Meg White...

Ouvindo New York City Cops, do caralho, de The Strokes

7.8.03



A SETE PALMOS

Bem, já nos embolorados (porém bons) anos 80, um sujeito (hoje um respeitável senhor, nada perigoso à sociedade) disse em alto e bom tom, a quem quisesse ouvir, que o rock havia errado. E ele tinha toda a razão. O rock errou mesmo. E errou feio.

Errou porque deixou o underground, errou porque deixou o gueto, errou porque virou mainstream, errou porque virou o grande mote de uma geração (anos 60), errou porque era inevitável errar. E, porra, no final das contas, se você parar para pensar, foi maravilhoso que o rock tenha errado, pois só assim tornou-se popular e tão famoso e tão inspirador e tão ao alcance de todos. Mas, óbvio, esse erro teve um preço, bem alto, diga-se. O preço da criatividade e da autenticidade. Mas, convenhamos, rock autêntico mesmo só tivemos a primeira geração, que foi a já citada pelo Picareta (Buddy Holly e asseclas). O que veio depois foi perfumaria. Simples perfumaria.

Enfim, se você acha que o rock teve essa necessidade vital de errar, do que então você reclama Aza?

Sabem do que eu reclamo, queridos? Eu reclamo do fato de que a culpa é nossa pela UTI do rock, pois sempre adoramos os mesmos canalhas "Deuses" do rock, que impedem e sufocam o surgimento de uma nova geração ( e não digam o contrário, pois TODOS os movimentos de renascimento do rock citados pelo Picareta e com os quais eu concordo, entraram na festa pela porta dos fundos, sem QUALQUER aprovação do mainstream).

Não se trata de ignorar quem tem uma história brilhante. Eu amo Jagger, McCartney, Bowie, eles fizeram a minha vida ser mais feliz, mas não vejo diferença (hoje em dia) entre eles e os bastardos dos medalhões da MPB (vcs sabem quem são) que promoveram uma verdadeira ditadura cultural impedindo a troca (natural) de poder.

O fato é que é óbvio que a garotada não quer saber de rock. Óbvio. Isso virou música de pais. De formatura. Música banal.

E rock só é rock se incomodar, se atrapalhar, se cheirar mal. E é por isso que eu adoro bandas que surgem com uma postura rock, como White Stripes, Strokes e outras. Por que elas ainda conseguem tirar leite de pedra e fazer milagres em quatro acordes de guitarra. E são arrogantes e são grandiloquentes e são geniosos e são metidos e devem ser tudo isso mesmo. Isso é rock.

No fim, concordo com quase tudo dito pelo Picareta, mas acresceneto que, se o rock morreu, pode apostar que ele resuscita no terceiro dia, tomando uma cerveja, fumando um cigarro e falando bobagem. E é esse o espírito.

Ouvindo nada, rezando...

6.8.03



ACUSAÇÃO SÉRIA!!!

Hey, para o PICARETA velho de guerra, o rock morreu, acabou, foi para o saco (vide comment no post abaixo sobre o Mick Jagger).

Isso é mutio sério, ainda mais vindo de um rocker de primeira, guitarrista da melhor estirpe.

Mas o que me pergunto é será que ele tem razão? Será que White Stripes, Strokes, Kings Of Leon (só para citar uma ou duas), não seguram a peteca? Será que vamos ter que viver dos escombros dos "golden years" de Bowie, Zeppelin, Clash e afins? Será que Picareta vai, finalmente, concordar comigo que a música eletrônica é a que realmente´inova nos dias de hoje? Será?

Ouvindo O Rock Errou, emblemática, de Lobão


SIMPATHY FOR THE DEVIL



E no domingo, eu assisti a um documentário sobre MICK JAGGER. O documentário basicamente retratava o dia a dia do cantor durante as gravações do seu último álbum solo. O resultado foi fascinante e muito bom. O Jagger nunca foi dos meus Stones favoritos (sempre amei o Keith, muito mais rock, muito mais divertido, enfim, a prova viva de que cigarro, álcool e drogas em excesso definitivamente NÃO fazem mal à saúde), mas confesso que achei o sujeito um cara muito bacana. Ele é uma figura interessantíssima, e muito embora não faça nada de muito bom no rock atual, é bom estar entre nós.

Enfim, 4 Acordes aproveita para saber a opinião de vocês através da nossa bacana ENQUETE. Nós queremos saber: QUAL O SEU ROLLING STONE PREFERIDO DE TODOS OS TEMPOS? Vai, vote, a sua opinião é muito importante para nós.

Ah, cena impagável do documentário: Uma moça da alfândega britânica perguntando à Mick (pouco antes de ele embarcar em seu próprio avião) a sua nacionalidade e se ele tinha algum documento que pudesse comprová-la, sob a face completamente descrente do cantor...

Ouvindo Simpathy for the Devil, a melhor de todos os tempos, de Rolling Stones


só para constar...tem mil blogs e sites legais que eu quero colocar nos links aqui da casa...já, já eu faço isso.



BROKEN MENELAU

Então ontem eu não pude sair a tempo aqui do navio negreiro onde trabalho e perdi o show dos fabulosos BROKEN MENELAU. Alguém pode me dizer como foi a parada? Obrigado...

Ouvindo Comeback Menelau, ah, eu adoro essa música, de Broken Menelau


MACACOS ME MORDAM

A partir do momento em que você chega no escritório e a primeira notícia que lê no caderno de música da UOL é essa: novo clipe de Moby terá macaco que dança break , você começa e crer que a única solução decente para esse planetinha estúpido é a sessão de descarrego da Igreja Universal...

Ouvindo This Monkey´s Gone to Heaven, legal, de Pixies


28 DAYS LATER

Eu e meu camarada Lúcio saímos na segunda à noite para assistir ao espetacular filme EXTERMÍNIO (“28 Days Later”), do classudo Danny Boyle (Trainspotting, A Praia, Cova Rasa...). E não é que o filme é SENSACIONAL? Um delicioso espetáculo das trevas. Não vou falar do mesmo, pois o Lúcio é o especialista em cinema aqui e pode contar com maiores detalhes, mas o fato é que o filme tem uma trilha espetacular, tem zumbis, tem macacos, tem sangue, tem facadas, enfim, tudo o que é necessário para ser um puta filme, afinal, filme iraniano ou qualquer outro que passa no espaço Unibanco é o caralho de ruim...

Ouvindo Festa do Horror, demente, de Kães Vadius


LANÇAMENTOS

Duas bandas fundamentais para quem tem bom gosto musical estão em estúdio gravando seus respectivos novos álbuns. A primeira é a sensacional banda BELLE & SEBASTIAN que, depois de muito tempo, volta com toda a fofice que já estamos acostumados. A segunda, é apenas a melhor banda de rock´n´roll deste planeta desde o aparecimento do NIRVANA (não, não é White Stripes): THE STROKES. Os caras que redefiniram moda, rock´n´roll e comportamento, devem voltar até o final do ano. Olha, para superar Elephant como álbum do ano, os caras vão ter que gastar palhetas viu?

Ouvindo Hard to Explain, um hino, de The Strokes