30.9.03



ERIKA PALOMINO

Vocês detonam a simpática Erika Palomino, mas olha como a mulher tem bom gosto. Vejam abaixo o set list que ela indica para a leitura da Revista Moda, editada pelo jornal Folha de São Paulo, que de acordo com ela: " traz tudo o que você precisa saber, onde ir e o que deve comprar para o verão. Do boné ao batom, do restaurante ao tênis... E tem uma edição luxo dos principais looks das passarelas brasileiras com os preços".

Reparem que tem tudo de bom, Raveonettes, Kings of Leon, Peaches, Maria Rita, enfim, só falta Elefant para ser um puta set list bacana...

SET LIST
Cibelle – "Só Sei Viver no Samba"
Cibelle – "Train"
Peaches – "I Don’t Give A ..."
Peaches – "I U She"
Peaches – "Kick It feat. Iggy Pop"
Richard X feat. Caron Wheeler – "Lonely"
Richard X feat. Kelis – "Finest Dreams"
Richard X feat. Jarvis Cocker – "Into You"
Borderlinerz – "Sweet Sweet Pretty Sugar"
The Stills – "Still In Love Song"
GD Luxxe - "New Definition"
GD Luxxe - "Pain & Love"
Maria Rita – "A Festa"
Maria Rita – "Cara Valente"
The Raveonettes – "That Great Love Sound"
The Raveonettes – "Chain Gang Of Love"
Junior Senior – "Move Your Feet"
Junior Senior – "Shake Your Coconuts"
Daedelus – "Going Unsteady"
Kings of Leon – "Wasted Time"
Kings of Leon – "California Waiting"
Kings of Leon – "Molly’s Chambers"

Ouvindo o set list da Erika...


LOS HERMANOS EM SÃO PAULO

O mundo é realmente injusto...enquanto no Rio de Janeiro vai rolar show dos maravilhosos WHITE STRIPES, São Paulo vê show dos Los Hermanos na próxima sexta...

Quem for nesse é mais mulher do padre e tem ainda menos critério do que quem foi no tosquíssimo Deep Purple no Pacaembu...

Ouvindo I Should be so Lucky, da linda Kylie Minogue


GARAGEM DE VOLTA

Beleza rapaziada...o programa mais cool e bacana da história do rádio nacional, o sensacional GARAGEM está de volta. Ele vai rolar na mesma Brasil 2000 e estará de volta já a partir de outubro...

SENSACIONAL...

Ouvindo Transmission, dos gênios do Joy Division


THE LIVING DEAD STRIKES AGAIN

Mais uma banda sai da cova onde se encontrava devidamente enterrada para assombrar as nossas vidinhas ordinárias...

Agora é a vez dos gêrmanicos do KRAFTWERK retornarem com um álbum de inéditas.

Caralho, os caras já fizeram Autobahn (1974). Querem mais o quê?

Ouvindo qualquer música de um gênio injustiçado dos oitenta...Gary Numan


28.9.03

.

BIAL

- Brasília hoje é a capital mundial do rock.

Com Titãs, Alanis, Live, Pretenders, Simply Red e Jota Quest?
Qualquer quinta-feira chuvosa em NY com prédios caindo é muito melhor que esse lixo de festival.

Ouvindo "O Concreto Já Rachou" - Plebe Rude, de quando Brasília ainda constava no mapa do rock.


NEW MUSICAL EXPRESS

Aliás, a capa dessa semana é da Meg e do Jack White...e vocês bem que DEVEM entrar no site da NME para ler a matéria (aproveitem e façam um quiz especial que o semanário preparou sobre os Strokes. Garanto que vale a pena).

Ouvindo Amsterdam, linda, de John Cale


STROKESMANIA

E enquanto vocês ficam vacilando falando sobre virtuosismo, guitarras elétricas, remixes e o escambau, a banda mais legal do universo hoje (abaixo dos White Stripes, claro), VENDE TODOS OS INGRESSOS PARA DUAS NOITES EM LONDRES EM APENAS VINTE MINUTOS...quem? THE STROKES, óbvio...

O mundo é deles ou não? Claro que é...são fashion, cool, hype, estilosos, enfim, do caralho...A banda...

Ouvindo Barely Legal, lembro das "quase" lágrimas de felicidade que essa música me causou em 2001 (o rock estava salvo), de The Strokes

26.9.03

.

GLOSSÁRIO


MIXAR: Arte de se usar um mixer. Pode-se utilizá-lo apenas para acertar os tempos das batidas para passar de uma música à outra, ou mesmo criar uma "nova" música, deixando duas diferentes tocarem abertas ao mesmo tempo, corrigindo suas nuances através dos equalizadores de cada canal, como por exemplo usando o bumbo de uma, os strings de outra, etc (reparem na foto). DJs que prezam pelo virtuosismo chegam a tocar até em 4 pratos, "desconstruindo" cada música e assim formando uma totalmente nova.

REMIXAR: Desconstrução e reconstrução em estúdio de uma música, repetindo e/ou cortando loops, acordes e vocais, alterando sua forma original. No caso das musicas do pop/rock, eles são feitos para darem uma cara de pista à elas, deixando-as mais repetitivas, dançantes e longas. Era a isso que se referia o Cubas.

BOOTLEG ou BASTARD POP: Construção de uma nova música utilizando-se a base de uma com samples de outras, gerando resultados interessantes, assim como fazem o 2 Many DJs. No caso deles, são samples autorizados, mas geralmente são feitos sem autorização e lançados no mercado como "white label" (nenhum artista ou gravadora "assina" a obra por ser ilegal). Coincidentemente acabo de descobrir no google que saiu exatamente essa explicação, - ai saco! - no site da Colérika Patolino bem hoje. Leiam filtrando as palavras fashion, moda, hype, etc.

Ouvindo o esquisitíssimo Bongwater - "Nick Cave Dolls"
.

Minha singela homenagem à Chrissie Hynde

Ouvindo Wesley Willis - Rock´n Roll Mc Donald´s


FOGO DE CHÃO

Vocalista dos Pretenders protesta contra carne em Brasília


"A líder dos Pretenders, Chrissie Hynde, juntou-se aos vegetarianos e à comunidade Hare Krishna de Brasília para fazer uma manifestação contra o consumo de carne nesta sexta-feira". (Reuters)

Ela não tem mais o que fazer não?

Ouvindo Meat is Murder, mas é bom, dos sensacionais Smiths

25.9.03

.

TIM FESTIVAL - Parte I

Quem resolver se aventurar em terras cariocas no tão aguardado Tim Festival atrás dos excelentes nomes do rock, não pode ir embora assim que acabarem os shows.

Neste ano, na "pista" que abre após os shows, não serão de uso exclusivo de clubbers e afins. Nomes como 2 Many Djs, Erol Alkan e Peaches podem (e muito provavelmente irão) agradar os roqueiros mais animados.

Já na quinta teremos os anônimos e estranhos belgas do 2 MANY DJs.


Tente imaginar um disco contendo entre 30 e 50 faixas, mixando de forma improvável Velvet Underground com Peaches, Emerson Lake & Palmer com Basemant Jaxx, Stooges com Salt´n´Pepa, Dolly Parton com Rokysopp, Run DMC com INXS, Cramps com Electric 6 e muito, mas muito mais pop, rock, electro, hiphop e tecno, batidos nesse curioso e dançante liquidificador.

E tudo isso só foi possível através da construção de curtos bootlegs em um Mac G3 de um arquivo de mais de 300 músicas, depois de meses de trabalho na liberação dos direitos autorais das mesmas e divididos entre 5 álbuns "as heard on radio soulwax pt. 1-5", mas acho que apenas a parte 2 foi comercializado.

No site da dupla eles apresentam a listagem e as capas dos álbuns utilizados e a lista dos não utilizados e dos que eles não conseguiram autorização. Entre os negados, olha aí Azalba: "Highway to Hell" e "Back in Black" do AC/DC.

E como já disse a tia lubna: "Soulwax" é uma aula de pesquisa musical e também uma prova de que a música continua a não ter barreiras. Aqui, mais do que as barreiras lingüísticas que a eletrônica quebrou há quase duas décadas, vão por água abaixo também fronteiras estilísticas e temporais. E soa impressionantemente coeso.

Pare de tentar imaginar o resultado. Não dá. Baixem correndo essa porra, tá facinho pela net, ou no meu soulseek:

user: psychofreud
local: emusic\disco-punk\2 many djs

Ouvindo: 2 Many DJs - "as heard o radio soulwax pt. 1"


WELCOME TO THE MONKEY HOUSE

Nem dei as boas vindas oficiais da minha parte...seja bem vindo Psycho. O quarto acordes que acaba de chegar para fazer parte dessa malta que somos nós...

Sabe que a porrada é sem perdão né? Ainda mais agora que o Hilukus voltou...te cuida malandro...

Ouvindo qualquer coisa de Dandy Warhols, uma belezinha de banda


SER COOL É SER LEGAL E PODER GOSTAR DE QUALQUER COISA

E se o Lúcio Ribeiro manda avisar que ser cool, hoje em dia, é ter "prazeres proibidos" (coisa que o 4 Acordes já gritava há séculos, mas tudo bem), vou logo mandando mais um gosto inconfessável da minha modesta pessoa: AC DC.

É ruim, cafona, brega até o úrtimo, porém não paro de ouvir há alguns dias, Back in Black e Highway to Hell...Jesus, os álbuns são sensacionais. Crus e toscos e sem sentido...do jeito que eu gosto.

Ouvindo Hell´s Bells, espetáculo, de Ac Dc


ALIÁS...

Aliás, melhor gostar de Charlie Brown do que de The Who que, depois de 21 anos (taqueospariu), anunciou que vai lançar um álbum inédito.

Cara, como assim? The Who do quê? Metade da banda morreu e a outra está surda e sem voz...falta de respeito com a minha face.

Ouvindo Live at Apollo, de James Brown, esse sim o melhor disco ao vivo do século passado (e nem precisou ser gravado em Leeds...)


VOCÊS VÃO DE LIMUSINE (EU VOU DE TREM)

Concordo com o Lúcio (raro eu concordar com a máfia desse blog). Eu também vou comprar (notem que não disse BAIXAR, dessa vez) o álbum acústico do Charlie Brown, afinal, EU GOSTO DE CHARLIE BROWN JR. PORRA!!!

A banda é boa, os caras tocam bem pacas, é a banda mais popular do Brasil hoje, enfim, elenco dezenas de motivos para adquirir o álbum, MESMO não curtindo a fórmula.

Podem me malhar...não vão mudar minha opinião...não sei porque tanta raiva dos caras.

Ouvindo Skate Gralha, lembram dessa pérola oitentista, de The Grinders

24.9.03



SUPER FURRY ANIMALS

Concordo com a Folha de SP de hoje. A grande surpresa do Tim Festival vai ser os galeses do SUPER FURRY ANIMALS.

Eles são velhos (meados dos noventa), estavam meio perdidos, mas lançaram um puta disco novo legal...

Só não vão ser melhores do que White Stripes (óbvio) e vão bater cabeça com Rapture...

Boa...

Ouvindo Aerovons...bom Picareta


AINDA O DEEP PURPLE (que perde fácil em audiência para a Garota da Laje)

Olha, ontem foi a gota d´água. Foi constrangedor ver o Deep Purple no Casseta e Planeta da Globo. Ridículo. Fiquei tão deprimido com a tamanha humilhação a que a banda foi exposta que preferi assistir a final do espetacular concurso "A Garota da Laje", promovido pelo MELHOR apresentador do Brasil, Carlos Ratinho Massa.

E para quem duvida de que eu assisti mesmo, sabe quais foram os prêmios para as 4 primeiras colocadas?

1) Um automóvel usado;
2) Uma piscina móvel (Regan mesmo);
3) Uma estrutura de laje pré-moldada; e,
4) Um crédito de R$ 200,00 para ser gasto na Seara Megastore (loja de 1,99 do Rio de Janeiro).

Sensacional...isso sim é cultura pop de primeira.

Ouvindo Tico Mia, uma aberração deliciosa, de Genival Lacerda (imagina uma versão drum´n´bass disso?


DEPOIS EU É QUE SOU RANZINZA

Então tem um tal de Zagat Music Guide (desconheço) que decidiu quais são os discos mais POPULARES de todos os tempos.

Sabe quem ganhor? Born to Run (1975) de Bruce Springsteen, ficando Abbey Road e Sgt. Pepper´s em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Puta que o pariu. Duvido que alguém conheça mais de uma canção desse álbum. Aliás, deveria existir uma lei proibindo qualquer indivíduo do planeta de conhecer mais de uma canção do Bruce, um dos maiores babacas do mundo da música de todos os tempos.

Bem, de qualquer forma, ser popular não significa ser bom, não é mesmo?

Ouvindo Born to Run, babe we´re born to ruuuuuuuuun, gritada, de Bruce Springsteen


A capa do DVD abaixo está me dando náuseas...

Ouvindo Who Made Who, sensacional, de Ac Dc

23.9.03

.
.
.
.
HELLO!

Caros Picareta, Azalba, Lúcio e queridos ouvintes,

É com incomensurável prazer que invado o blog mais rock and roll da net para tentar mostrar que música eletrônica e rock podem conviver em harmonia nos cds players de todos nós, quando por um momento deixamos nossos preconceitos de lado e prestamos atenção na única coisa que realmente importa à todos nós: A MÚSICA.

Mais do que nunca a música eletrônica está reencontrando a atitude rock and roll perdida entre tantos modismos e dissipada por um mainstream canibal, e o rock abusando de samples e loops, deixando um pouco de lado o virtuosismo e prestando mais atenção às pistas.

Quando chegamos em um momento onde fica impossível de rotular se o som tirado por bandas e projetos importantes como New Order, Primal Scream, Death in Vegas, Fat Truckers, LCD Soundsystem são rock ou eletrônico, é hora de parar um pouco pra pensar e prestar atenção que muito provavelmente está aí o embrião de uma nova era. Ou ainda perceber como está legal a nova programação da Brasil 2000, sem jabá e com muito rock de qualidade se misturando à Peaches, Kraftwerk, Ladytron, Daft Punk, Chemical Brothers e Felix da Housecat entre tantos outros da trupe eletrônica.

Chega de papo furado. Logo eu volto aqui com MÚSICA pra galera.

Abraços à todos,

Psycho

Ouvindo: Deceptacon - LCD Soundsystem (original by Le Tigre)

22.9.03



BEBEDOURO MATA A SEDE DOM, NÃO ESCOLHE COR, NÃO ESCOLHE COR...

"...podes crer amizade, podes crer amizade, podes crer..."
(Podes Crer Amizade, Toni Tornado)



O sujeito foi um furacão no começo dos anos setenta. Soul, suíngue, gingado, metais, balanço, enfim black total. TONI TORNADO. Um mito da black music nacional.

Nascido Antônio Viana Gomes, o sujeito fez de tudo por estas bandas (até paraquedista foi) antes de partir para o exterior e morar em Nova York por 3 anos, onde, vivendo de bicos, tomou contato com o movimento negro, a ideologia hippie, o rock and roll, a Motown e os Panteras Negras.

Lá conheceu Tim Maia e, na volta, trabalhou com Ed Lincoln e com diversos músicos da cena soul brasileira. Bem acompanhado, lançou dois álbuns fundamentais: "Toni Tornado" (1971) e "Toni Tornado" (1972).

Geniais, os álbuns vão ao extremo no caldeirão da mistura de música brasileira com a típica música música black norte-americana. Só escutando para entender o balanço da coisa.

Depois disso Toni virou ator e desenvolveu uma carreira paralela, trabalhando em diversos filmes e novelas. Pena, mas o estrago já estava feito e o baile pode começar. Sem problema, com muito suíngue e muito som...muito som.

Ouvindo Dei a Partida, groove até a última ponta, de Toni Tornado.


AMOR MEU GRANDE AMOR

Cantora Angela Rô Rô discute com policiais e vai para a delegacia

Isso é ser rock´n´roll para caralho...

Ouvindo Vida Bandida, qualquer semelhança..., de Lobão


SEX SEX SEX

Já repararam que todo mundo só anda falando em sexo? Christina Aguilera, Britney Spears, Pink, enfim, tudo quanto é cantora.

Será um revival dos tempos passados? Uma Madonamania ou apenas uma tentativa desesperada de compensar queda nas vendas e falta de talento?

Ouvindo Girls, Girls, Girls, uma belezinha, dos injustiçados Motley Crue, a banda mais poseur e engraçada do universo...


AHA UHU O DEEP PURPLE É NOSSO...

Foi indescritível...quem passou perto do Pacaembu no último sábado pode ver hordas de senhores, senhoras, moleques, adolescentes, enfim, pessoas dispostas a assistir ao espetáculo do Deep Purple.

33 mil pessoas se deslocaram ao referido estádio para ouvir, pela milionésima vez, o hit Smoke on the Water.

Apesar de não curtir a banda, fico feliz (de verdade) em ver o rock levando multidões aos estádios...

Legal...

Alguém pode me dizer como foi o show?

Ouvindo Woman From Tokyo, tá louco, de Deep Purple

18.9.03



BLOCK ROCKIN´BEATS

A data: 30 de setembro
O nome: "Singles 93/03"
A banda: Chemical Brothers
O significado: A coisa mais espetacular (em termos de música moderna e revolucionária contemporânea) que pode ser reunida em um único álbum de música nos últimos tempos. E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R.

Ouvindo Where do I Begin, arrepia ou não arrepia, de Chemical Brothers


REGISTRANDO A HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO

Informação fornecida pelo seu blog de destruição em massa, o sempre classudo SURRA .



Livro que será lançado pela bem boa jornalista Cláudia Assef em outubro.

Ah, Picareta, nem adianta ser mal educado e quebrar a moça ou a história do livro ou a música eletrônica propriamente dita...é tudo um grande "happening". Entende?

Ouvindo Kraftwerk, isso é música elétrica? Como li por aí? hehe


BRASÍLIA FESTIVAL: SÓ RACHANDO O CONCRETO MESMO.

Enquanto no RJ o pau vai comer em outubro, com a apresentação de parte das bandas mais sensacionais do momento, em Brasília, no Brasilia Music Festival (25 a 27 de setembro), o concreto vai ruir, num dos festivais mais...sem noção da história.

As bandas escaladas são: Alanis Morissete, Capital Inicial e Jota Quest no dia 25; Simply Red, Pretenders, Titãs e Fernanda Abreu no dia 26; e Live, Charlie Brown Jr., Ultraje a Rigor e Tihuana no dia 27.

Tirando Pretenders (que já FOI bom, mas hoje é nada), nenhuma atração se salva. Nenhuma...

Assustador

Ouvindo Scary Monsters, ressaca de Berlin, de David Bowie


VAI VER QUE O PROBLEMA É O NOME

Público poderá escolher as músicas do show de Elvis Costello


Que público? Ele tem algum?

Ouvindo Welcome to the Working Week, do tempo em que ele ainda fazia música, Elvis Costello

17.9.03



DEEP PURPLE: QUANDO O POÇO NÃO É FUNDO O BASTANTE



Imagine, por um minuto, que você foi um rock star que teve muitas glórias no passado. Imaginou? Muitos adolescentes respeitaram e idolatraram você, mesmo você nunca tendo feito grande coisa na cena musical. Imagine agora que você está velho, gordo, careca e precisando de uma força para que a molecada (que mal sabe o seu nome) vá ao seu show e ajude a dar uma levantada na sua conta corrente. Imaginou? Sabe o que você faz nessas horas? GRAVA UMA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL NUM DOS PROGRAMAS MAIS IDIOTAS DA TV BRASILEIRA...

hahahaha... e eu que achava que o poço tinha um fundo para esses malas...

Vai lá pastel, serve de escada para a casseta...trouxas.

Ouvindo Get Off the Stage, sublime, de Morrissey


BAD DAY

Acabo de ouvir BAD DAY, música nova dos velhos REM. Sabem de uma coisa? A canção é SENSACIONAL. REM das antigas e moderno como sempre. Genial. Olha aí como se deve envelhecer no mundo do rock...sendo sempre Michael Stype, uma lenda...

Ouvindo Bad Day, do caralho, de REM


THE DANDY WARHOLS CONQUISTA O MUNDO

Definido. The Dandy Warhols é uma das bandas mais legais do momento. O álbum novo (Welcome to the Monkey House), é algo de espetacular. Ouçam, para o bem de vocês, por favor...

Ouvindo Bohemian Like You, do disco anterior, uma belezinha, de The Dandy Warhols


MEU DEUS

Depois do relançamento dos dois cds da banda ZERO (é, você não lembra mesmo e nem teria motivo para isso), a última SENSAÇÃO do rock mundial é a primeira turnê dos Dexy´s Midnight Runners (fizeram Come On Eileen) desde 1985!!!

Eu acho espetacular a cara de pau das pessoas...

Ouvindo It´s So Easy, um lixo, de Guns and Roses

16.9.03



YARDBIRDS

Sabe que eu devo confessar uma coisa? Baixei o álbum "Roger the Engineer" dos Yardbirds (1966) e achei do caralho?

Mesmo com uns músicos meia boca como Jeff Beck, Jimmy Page e John Paul Jones, não é que a banda convence?

Sensacional...

Ouvindo Farewell, legal, de Yardbirds


ROCK AND ROLL HALL OF FAME

Vejam os indicados desse ano:
Prince, John Cougar Mellancamp, Jackson Browne, George Harrison, Sex Pistols, Black Sabbath, Lynyrd Skynyrd, Gram Parsons, Patti Smith, The Stooges, Traffic e ZZ Top...

Alguém tem ALGUMA dúvida de que os únicos da lista acima com ENVERGADURA MORAL para receber esse prêmio (estúpido, aliás) são o Prince, a Patti Smith e Stooges?

Traffic? Ah, vão pro inferno...

Ouvindo Sexy Motherfucker, uma música absolutamente deliciosa e que só poderia ser concebida por um gênio, Prince


HISTÓRICO

Leiam aí embaixo a programação do Tim Festival que vai rolar no mês de outubro, exclusivamente no Rio de Janeiro.

Para quem está acostumado com Deep Purple, Hellacopters e demais bobagens, o festival é legal pacas. Porém, tenho duas considerações a fazer:

1) Não rolar em SP é BURRICE TOTAL dos produtores;
2) O dia 31 de outubro de 2003 entra para a história como O DIA MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA NO QUESITO "SHOWS JÁ REALIZADOS NESSE PAÍS". White Stripes, Rapture, Super Furry Animals e a volta de Fellini é algo inclassificável de tão bom...esqueçam o Rock in Rio I, Frank Sinatra no Maracanã, Queen, Prince, Paul McCartney, o que for...no dia 31 WHITE STRIPES toca no Brasil. O resto é balela...

30/10

Tim Club
Quinteto Nestor Marconi
Cedar Walton All Stars
McCoy Tyner Big Band

Tim Stage
Beth Gibbons & Rustin' Man
k.d.lang

Tim Lab
Wado
Lambchop
Los Hermanos

After Hours
Jackson Araujo
2 Many DJs

31/10

Tim Club
Luiz Avellar
Terence Blanchard's Bounce
Illinois Jacquet Big Band

Tim Stage
Whirlwind Heat
Fellini
Super Furry Animals
The Rapture
The White Stripes

Tim Lab
Tira Poeira
Henry Butler
Gotan Project

After Hours
George Actv House Set
Erol Alkan
Maurício Lopes

1º/11

Tim Club
Meirelles e os Copa 5
Walt Weiskopf Nonet
Shirley Horn

Tim Stage
Sinhô Preto Velho
AfroReggae
Nação Zumbi
The Streets
Public Enemy

Tim Lab
ChicoCorrea & ElectronicBand
Gerador Zero & Apavoramento
Coldcut
Front 242

After Hours
Edinho, Zé & Gordinho
Peaches
DJ Marlboro & Convidados

Ouvindo Hotel Yorba, um CLÁSSICO, de White Stripes

15.9.03



FALANDO EM CANÇÕES PRÉ-FABRICADAS

A sujeita mais insossa do rock nacional de todos os tempos, a tia Rita Lee vai lançar disco novo (quem se importa?).

O engraçado é que o tal álbum vai vir com UMA MÚSICA INÉDITA DOS TRIBALISTAS!!! além de uma parceria da cantora com Arnaldo Jabor e outra com Moacyr Franco.

Lamentável...

Ouvindo qualquer coisa de Arnaldo Baptista, esse sim um cara rock´n´roll


CARRINHO POR TRÁS...(sem bola)

Parada eletrônica reúne 450 mil em Paris, dizem organizadores


Depois vem o ilustre Picareta dizer que música eletrônica é mais falada do que ouvida...

Ouvindo a nova coletânea dos Chemical Brothers, coisa de maluco de tão bom...


A PRIMEIRA BANDA PRÉ-FABRICADA DA HISTÓRIA: THE MONKEES



Esqueça todas as bobagens pré-fabricadas de hoje em dia, como Rouge, N´Sync, Backstreet Boys, Justin Timberlake, enfim, toda essa pataquada. A única banda bacana no planeta, descaradamente fabricada pela indústria para fazer sucesso tem nome: THE MONKEES.

Criada nos EUA em 1965, a banda foi projetada para faturar uma grana em cima do sucesso dos Beatles e da British Invasion da época. Os produtores de tv Bert Schneider e Bob Rafelson perceberam que a fórmula "engraçadinha" iniciada pelos Beatles com o filme "A Hard Day´s Night" podia render rios de dinheiro. Bastava juntar uns carinhas bonitinhos numa banda de rock, umas histórias engraçadinhas, MUITA propagadanda e, pronto, a molecada iria amá-los cegamente e comprar e comprar e comprar.

E assim foi. Os americanos adoraram ter uma resposta aos Beatles, mesmo que essa resposta fosse composta por quatro sujeitos (Michael Nesmith, Davy Jones, Micky Dolenz, Peter Tork) meio sem talento, meio palhaços, meio sem sal, que sequer sabiam segurar uma guitarra.

O resultado foi interessantíssimo. A banda (que nem tocava nos seus próprios discos) fez músicas bacanas como Last Train to Clarksville, Daydream Believer e I´m a Believer, além de álbuns interessantes como o honestíssimo Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd. (1967), um dos primeiros a usar o sintetizador MOOG.

Porém, apesar dos esforços, a falta de talento musical e a "seriedade" do final dos anos sessenta fez com que a banda não aguentasse o tranco e encerrasse as suas atividades em 1969, deixando, sem dúvida, uma marca curiosa na história do rock.

Ouvindo Daydream Believer, a música mais cantada nos karaokês de Londres de todos os tempos (sério!), de The Monkees


BACK TO THE FUTURE

Quando pensamos que uma banda está morta e sepultada, não é que ela nos pega na curva e nos surpreende?

Ingressos para um show do THE CURE em Los Angeles/USA (50.000 ingressos) esgotaram em apenas QUATRO dias...

E eu que achei que eles não lotavam nem mais o Olympia aqui em SP...

Ouvindo Just Like Heaven, uma obra de arte, de The Cure


BÍBLIA POP, INDIE, ROCK, COOL...

Então eu vou ENCHER o saco de vocês até que TODOS se convençam da verdade: The Strokes é uma puta banda e o NME é o MELHOR semanário musical do planeta.

E para quem tem umas libras sobrando, a próxima edição do NME (dia 17 de setembro) vai conter um cedezinho especial com faixas escolhidas a dedo pelos membros dos STROKES ("The kings of New York cool" de acordo com o semanário).

Quer saber quais são as faixas e entender porque os caras são foda:

Kings of Leon - 'Spiral Staircase'
Johnny Thunders and the Heartbreakers - 'Chinese Rocks'
The Ramones - 'Teenage Lobotomy'
New York Dolls - 'Trash'
The Modern Lovers - 'Pablo Picasso'
The Velvet Underground - 'I'm Waiting For The Man'
Bob Marley & The Wailers - 'Trenchtown Rock'
Peter Tosh - 'Arise Black'
Iggy Pop with Ric Ocasek - 'Old Mule Skinner'
Blondie - 'One Way Or Another'
Duran Duran - 'Rio'
Yeah Yeah Yeahs - 'Miles Away'
Patsy Cline - 'Walkin' After Midnight'
The Strokes - 'Is This It' (Demo Recorded at JP's House)
Jet - 'Get Me Outta Here'
Black Rebel Motorcycle Club - 'In Like The Rose'
Franz Ferdinand - 'Tell Her Tonight'
The Cooper Temple Clause - 'Music Box'
The Coral - 'Boy At The Window'


Só biscoito fino...ou vão discordar? COMPREM JÁ!!!

Ouvindo Johnny Cash para tentar entendê-lo...

12.9.03



PRESIDENTE ROCK AND ROLL



Lula toca guitarra com Capital Inicial em Brasília

Garanto que com um dedo a menos, o sujeito tocou melhor do que muito guitarrista de metal por aí...

Ouvindo Presidente Bossa Nova, uma bosta, de Juca Chaves


ERA O QUE ME FALTAVA

A mulher mais malvada do universo (depois, claro, da bruxa da Branca de Neve), YOKO ONO, está fazendo uma "performance" (coisa de vagabundo) em Paris, França.

Trata-se de um "espetáculo", no qual a vaca fica sozinha em um palco, imóvel, e convida os espectadores a cortar as suas roupas com pequena tesouras e entregar o pedaço cortado à uma pessoa que ama.

Olha, falando sério agora, se eu tivesse a oportunidade de estar próximo da Yoko com uma tesoura, com certeza eu não cortaria um pedaço da sua roupa. E, depois, que entregar o farrapo a uma pessoa amada o caralho, o negócio é fazer um vodu bravo mesmo...garanto que é mais negócio.

Ouvindo qualquer música do Paul McCartney, um sujeito muito mais brilhante e genial do que o John, porque soube escolher BEM melhor suas esposas...


JOHNNY CASH MORREU

O cantor country norte-americano Johnny Cash morreu hoje, aos 71 anos...

Desconheço a obra do sujeito. Aliás, odeio country...

Ouvindo qualquer coisa do Neil Young, um sujeito country?

11.9.03



21 DE OUTUBRO É O QUE INTERESSA...

A capa do melhor álbum do ano (ao lado de Elefant, dos White Stripes, vai)...que ainda nem saiu...



Coisa de gênio...

Ouvindo Misfit, Strokes influenciando, de Elefant


PERGUNTAR NÃO OFENDE

O que leva alguém a montar uma banda chamada STEVE MORSE COVER? Dificuldades na infância?

Ouvindo California Screamin´, deixa para lá, de Dixie Dreggs



EU NÃO ENTENDO MAIS NADA

Um dos sujeitos mais superestimados da história de nossa música, o cachaça-mor do Zeca Pagodinho vai lançar um "Acústico MTV".

É a MTV nos proporcionando com o que ela faz de melhor: besteira!

Ouvindo Unplugged, essa é boa, de Flaming Lips


THE RETURN OF THE PIXIES

E eles vão voltar...

Os PIXIES (de acordo com o site Ananova) volta em abril do ano que vem para um turnê mundial (com formação completa).

BABACAS...porque não deixam o passado glorioso bem escondido...? Porque as bandas SEMPRE tem que foder tudo?

Ouvindo The Pot Head Pixies, o Picareta deve gostar desses medos, de Gong, lixo total




HOJE É 11 DE SETEMBRO? E EU COM ISSO?

Então vocês já devem ter recebido aquele spam chatérrimo do "Libere um Livro", tentando transformar o dia de hoje num dia em que as pessoas trocam cultura e não pensamentos tristes...

Bem, o negócio é o seguinte: Vc deve deixar um livro em algum lugar e outra pessoa deixa outro e um terceiro pega o livro que o primeiro deixou e assim vai, numa corrente onde todos deixam livros e levam livros para casa.

Achei a idéia do caralho. Já deixei uns vinte exemplares do Alcorão no metrô e umas trintas cópias do best seller "Osama: Uma Biografia".

Espero que sejam úteis...

Ouvindo Time Bomb, legal, dos divertidos Man or Astro Man?



10.9.03



INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Muita coisa pode depender dessa resposta. Picareta, seja sincero, você VAI ao show do Deep Purple??



PASSANDO VERGONHA

Essa foi demais. Eu e a Sra. Azalba fomos ao Shopping Eldorado (SP) ontem à noite, mais precisamente na loja Saraiva Megastore no guichê da pomposa Ticketmaster, pegar nossos ingressos para o espetáculo de ballet do Bolshoi que vai rolar no Credicard Hall neste final de semana (sério!, afinal nós somos cool até o úrtimo).

Até aí beleza, afinal o espetáculo vai valer MUITO a pena. O problema foi que assim que chegamos a tal loja, nos deparamos com uma fila de cinqüenta minutos, recheada de adolescentes imberbes com camisetas sem noção do Iron Maiden, senhores de idade avançada com cabelos escassos, enfim, uma malta de pessoas que estavam na mesma fila para comprar os ingressos para o show do...DEEP PURPLE.

Cacete. Além da vergonha de ser visto por algum conhecido numa fila desse naipe, ainda passei por cinquenta minutos de tortura pesada. Os tiozinhos à nossa frente só falavam besteiras. Fizeram amizade com os demais da fila e foi um festival de barbáries. Falaram que pagariam USD 500 para ver o Rush de novo, falaram que o Deep Purple é "do caralho", que os músicos da banda são "espetaculares", que não existe rock novo, que as bandas atuais são uma merda, que o Metallica é A banda, enfim, fui submetido a uma quantidade inimaginável de insanidades.

Quando a minha paciência se esgotava e eu estava prestes a mandar todos os manés da fila para os anos 60, a Sra. Azalba, que sabe das coisas, foi curta e grossa: "Querido, vai dar uma volta, nos encontramos lá embaixo".

Pronto, fui salvo pelo gongo.

Ridiculous Thoughts, desenterrei hein?, de Cranberries (quem se lembra deles?)


ROCK´N´ROLL LIVE

Vou começar a contar sobre meu umbigo. Vou contar sobre shows que tive o prazer de presenciar. Não são tantos assim nesses trinta anos, porém são divertidos. Divertidos como o último show do Camisa de Vênus, o último show do Sepultura com o Max (dou azar para as bandas), o não show do Oasis, o não show do Nirvana, enfim, coisas engraçadas...se alguém quiser me ouvir, vou mandar fumo...

Ouvindo Live, do chatérrimo Lenny Kravitz



O ÚLTIMO SHOW DO RAUL

Eu assisti ao último show do Raul Seixasem 1989. Um amigo (e aí Alfredo?) me convidou para vê-lo no Olympia (na Lapa, aqui em SP), em show ao lado do Marcelo Nova. Eu nunca poderia imaginar que presenciaria (meio por acaso) aquele que seria o último show do próprio Raul, já que era o último da turnê e ele viria a morrer pouco tempo depois.

O show foi um dos mais tristes que já assisti na minha vida. Lembro bem do cheiro intenso de baseados fumegantes (Planet Hemp é café pequeno meus chapas) e de um fulano barbudo segurando a tábua com os mandamentos da tal Sociedade Alternativa. Pensei comigo mesmo como era possível alguém naquela época (porra, já era 1989), estar ainda acreditando naquilo tudo.

Mas, despido de preconceitos (eu NUNCA fui preconceituoso), confesso que até me entusiasmei quando Raul subiu ao palco. O barulho dos fãs foi algo sensacional. A devoção deles para com aquele sujeito barbudo era realmente invejável. Uma espécie de transe começou a rolar entre a platéia e os músicos e a seqüência de canções clássicas começou a animar o ambiente. Raul não estava bem. Não mesmo. Errou letras, esqueceu nomes de músicas e mal conseguiu dar um “oi” para o seu público. Fiquei bastante deprimido com aquilo tudo e comecei (desde aquela época) a maldizer quem insiste em continuar mesmo sem condições. Caralho, melhor lembrar do Raul bem do que de um Raul que mal conseguia ficar em pé.

De qualquer forma, o show foi delicioso para os fãs. Saí de lá triste e com um sentimento de perda, mas contente por ter presenciado um documento histórico, já que foi o último show do Raul e a única vez em que tive a oportunidade de vê-lo no palco e em ação.

Ouvindo Hippie Boy, uma gargalhada só, da banda que o Picareta e o Lúcio adoram, Flying Burrito Brothers


A MOSCA NA SOPA



Que o Diabo é o pai do rock, não resta a MENOR dúvida. Mas e Raul Seixas? É ele Deus? É ele o pai de todos? O mago sagrado? O mestre da versão nacional dessa castigada variação do blues norte-americano? Não meus caros, de forma alguma. Raul Seixas é apenas Raul Seixas. E isso nem sempre é bom. Definitivamente.

Raul começou a sua carreira em uma época em que ser rocker no Brasil era, de fato, ser marginal. Ser cabeludo e dar um foda-se para a (sempre) careta MPB nos anos sessenta/setenta era verdadeiro crime contra a “elite intelectual universitária” (detesto esse termo) brasileira. Talvez essa seja uma das suas únicas virtudes. Nadar contra a maré e fazer algo REALMENTE fora da lei. Mas e daí? Porra, ele não foi o único e tampouco foi o melhor. Não, não foi MESMO o melhor.

Raul fez algumas canções interessantes, mas o grosso da sua obra é mal acabado. Tosco até. É uma espécie de caos anárquico, um ouro de tolo, nem sempre interessante a ouvidos mais atentos. As suas variações e misturas de psicodelismo, progressivo, sertanejo e rock and roll soam despirocadas demais, cafonas demais, sem sentido demais. Não há um frescor inventivo como nos Mutantes, por exemplo. Há apenas a necessidade de contestar, seja a que custo for, atirando para todo e qualquer lado e raras vezes acertando o alvo.

Poderia dizer que ele é chato, anacrônico, fundamentalista demais. Porém, isso seria injusto. Na maior parte das vezes, Raul errou por realmente ter acreditado que era uma espécie de Messias do rock. Raul errou por ter levado a sério demais os seus fãs extremistas. Por ter levado a sério demais a anarquia e por ter ficado “preso” no sonho “hippie” setentista. Definitivamente isso matou a sua obra que hoje, infelizmente, soa completamente envelhecida. Seus álbuns soam hoje extremamente datados e ingênuos e por mais que seja uma ótima idéia, fica cada vez mais distante o sonho de tomarmos, todos juntos, um banho vestindo apenas um chapéu.

Ouvindo Tente Outra Vez, assim assim, de Raul Seixas



NINGUÉM MERECE DOIS DIAS SEM INTERNET...

Ouvindo I´m Back, groove, de James Brown

4.9.03



MALUCO BELEZA

Então vamos combinar que a coisa vai ficar FEIA por aqui se eu decidir escrever o que penso sobre o SUPERESTIMADO Raul Seixas...

Ouvindo Lena, que o Lúcio também cantou, de Camisa de Vênus


JANE´S ADDICTION (OU MEA CULPA)

Preciso me redimir...ouvi a música nova do Jane´s Addiction (que eu falei que NUNCA iria ouvir) e achei DO CARALHO...surpreendente. Nem parece a banda.

Ouvindo qualquer coisa de The Byrds, a banda mais injustiçada do universo


UAU, QUE LINDOS...

Ficaram bem nas fotos os moços do Broken Menelau, não?



Da esquerda para a direita (Picareta, Fabi, Pereira (bateria), Lúcio e Nunão)...

Entre AQUI e veja o resto das fotos... (eu não saí em nenhuma, porque sou bonito para caralho e não quero problemas em casa numa AZALBAMANIA)

Ouvindo Latest Fashion, de Deus, digo, Prince


REPÚBLICA DE BANANAS III

Alguém viu a porra do Grammy Latino? Convenhamos, um negócio que dá prêmio para Alcione e para o Dominguinhos NÃO pode ser sério...

Ouvindo Mulher Barriguda, hey isso foi rock um dia, de Secos e Molhados


ACABOU…

Meu mundo caiu. Fiquei estarrecido ao ler na Folha de SP que o Ratinho (o sujeito MAIS rock´n´roll da tv brasileira) vai deixar de apresentar o seu famoso, hilário, sensacional e tradicional exame de DNA. E, pior, em razão de cortes no orçamento do SBT.

Sério, acabou meu prazer na hora da novela...

Ouvindo END, lembra dela?, da Nico do Velvet Underground


SER FASHION É SER ROCK AND ROLL??

Nos dias de hoje, eu acho que sim...CLARO...

Ouvindo É Tudo Pose, isso é bom?, de Lobão

3.9.03



ASSIM FICA DIFÍCIL

É notória a minha batalha contra Picareta, no sentido de convencê-lo de que o semanário NME é o mais bacana do planeta. Porém, confesso que às vezes fica difícil defender o referido pasquim.

Porra, os caras escolheram o COLDPLAY como a melhor banda dos festivais de verão desse ano. Sério, isso é inaceitável. Coldplay é uma das bandas mais chatas de todos os tempos. Coldplay é a comprovação de que o rock britânico passa por sua pior fase em muitos anos. Nem na entressafra de Manchester (grunge norte-americano do começo dos 90) o rock inglês foi tão ridículo. Chris Martin é um arremedo do pior que já foi produzido na ilha. Ele não tem charme, voz, calibre, enfim, nada.

Em suma, quando bandas como essa são as melhores do ano é porque a coisa está preta meus chapas, muito preta...

Ouvindo qualquer coisa de Emerson, Lake and POWELL, umas das bandas mais zero à esquerda da história (e eu que achava que o Guto errava o nome...eu falava: é Palmer seu mané. É Palmer)


ADVERTÊNCIA

Nosso amigo redator do 4Acordes, o prezadíssimo Lúcio, foi flagrado na noite de ontem cantarolando uma música do finado Raul Seixas.

Eu (Azalba) e o Picareta (também redatores desse blog) advertimos que tal fato não mais deverá ocorrer, sob pena de severa punição.

Raul é algo incompreensível que não deve ser cantado por ser vivo nenhum desse planeta.

Democracia é o caralho...que isso não se repita.

Ouvindo Agressão/Repressão, só descendo o caceta mesmo, de Ratos do Porão


BROKEN MENELAU

Quem não esteve no Manifesto Bar na madrugada de ontem, perdeu um dos melhores shows do Broken Menelau...só isso tenho a dizer. As músicas novas são bem bacanas e os covers estavam sensacionais, com destaque para a sensacional "Police on My Back" (Clash).

Ah, e Charles Bronson agradece...

Ouvindo Seguidores do Fashion, NME, de Broken Menelau

2.9.03



BUENA VISTA SOCIAL CLUB (O VERDADEIRO CLUBE DO MICKEY)

"Com a minha música vou a qualquer parte, porque não sou um político, sou um artista que deseja mostrar a cultura musical de meu país e nada além" (Ibrahim Ferrer)

A frase acima foi proferida pelo músico cubano Ibrahim Ferrer, em razão de o mesmo ter tido o seu visto de entrada negado pelos EUA. O músico iria participar da premiação Grammy Latino, porém, não vai mais. E, em razão disso, soltou o verbo. E sabe o que eu acho disso tudo e, em especial do tal músico? BABACA...vá para o inferno.

O negócio é o seguinte. Há dois ou três anos, estreou um filme chamado Buena Vista Social Club, dirigido por um tal de Wim Wenders (Paris, Texas é tenebroso de ruim, por favor, nem falem o contrário) que, em suma, teve a intenção de mostrar quão bela é a música cubana para o resto do mundo.

Até aí, nada demais, já que a música cubana é, de fato, uma das músicas mais sofisticadas e lindas do mundo. Só que, como de boas intenções o inferno está sempre cheio, o resultado do filme foi um desastre (para mim). Um espetáculo para "pessoas espaço Unibanco" deslumbradas, que adoram cinema indiano, muito embora durmam durante a sessão.

A questão é que a película citada é prepotente, arrogante, equivocada, enfim, objeto raso de propaganda política (e colonizadora e preconceituosa). O fato é que chega a ser intolerante e intragável a forma como Wenders e Ry Cooder (risível músico norte-americano, co-autor do projeto) mostram os cubanos no filme. Eles são tratados como seres de outro planeta. Seres sensíveis, seres talentosos, seres fabulosos que, APENAS em razão do isolamento de Cuba, não conheceram o sucesso internacional. Chega a ser patética a cena em que um dos músicos (Compay Segundo, se não me engano), fica maravilhado diante do Carnegie Hall e da "liberdade" norte-americana. Oras, por favor, apesar da excelência de tais músicos, é evidente que eles "sumiram" do cenário musical cubano por outras razões que não a "crueldade" do regime socialista. Caralho, hoje soa ridículo, mas é certo que por muitas décadas, eles representaram o pior de Cuba pré-Castro, uma Cuba balneário, uma Cuba cassino para ricaços em férias.

Entretanto, o filme esquece tudo isso. Após duas horas no cinema, você vai para casa com pena de um bando de velhinhos que, coitados, tiveram o azar de estar no lugar errado, na hora errada.

Ridículo. Colonizador e ridículo. Cuba não é melhor e nem pior do que qualquer outro país do mundo. Cuba é apenas um país com sua própria cultura, sua própria formação, enfim, sua própria maneira de se manifestar sobre os mais diversos assuntos.

Espero que um dia ainda façam um documentário decente sobre música cubana. Isento, sem qualquer motivação política, por mais difícil que isso ser, em razão da singularidade da pequena ilha.

Ouvindo a música tema do Clube do Mickey, mais apropriada...


VIVA LAS VEGAS

O sujeito mais fashion do showbizz, Elton John, fechou um contrato para se apresentar no Ceasar´s Palace, de Las Vegas, por dois anos seguidos.

Era o que faltava para ele virar o que já suspeitávamos. Um clichê ridículo dele mesmo.

Ouvindo Tiny Dancer, um espetáculo de boa, de Elton John


O MUNDO JÁ FOI MELHOR

Nada me cansa mais do que os politicamente corretos. Eles são chatos, são cansativos, são um porre e o mundo, definitivamente, seria melhor se todos eles fossem para o céu (de preferência numa tour sanguinolenta com Charles Bronson).

Mas enquanto eles estão aí, temos que aturá-los.

O fato é que Bill Clinton e Mickhail Gorbachev (eles mesmos) vão gravar uma versão moderna e ecológica do conto de fadas "Pedro e o Lobo" de Serguei Prokofiev.

Na nova versão, Pedro vai capturar o Lobo e, ao invés de matá-lo, vai soltá-lo, pensando no bem do pobre animal. "Chegou a hora de deixar os lobos em paz", disse Clinton. E foi além "esquecendo-se de seu triunfo, Pedro pensa nas árvores caídas, nas campinas ressequidas, nos riachos obstruídos e em todos os lobos que lutam pela sobrevivência".

Deviam aproveitar e regravar a ópera "A Guerra do Golfo", para morrer menos gente...

Eu já perdi as minhas esperanças quanto a esse planeta...

Ouvindo Lobo Bobo, de alguém da Jovem Guarda que eu não lembro mais...