13.4.04

E a SANDRA, nossa amiga e leitora sempre fiel, mandou ver num artigo especial sobre música trash... bem, eu gosto de coisastyrash. E muito. Vocês não? Tá bom, atirem a primeira pedra patifes...bem aí embaixo está o post da moça, que mandou muito bem. Valeu!

TRASH



"Alguma qualidade musical? Duvidosa ou nenhuma. Criatividade? Muita. Mas certamente, músicas divertidíssimas - as chamadas “trash”. Na verdade, cabe qualquer coisa dentro da terminologia. Os colecionadores de trash têm aumentado. Em última instância retratam a cara do Brasil.

Conhecem Arriba Saia? Todos os camelôs da 25 de março e domésticas (lembram da trilha sonora do Fernando Cidade de Deus Meirelles que fez o filme Domésticas?) o conhecem, com aquela voz de dor de corno que denuncia o que o mestre Nelson Rodrigues dizia: se você não foi, é ou será corno. Música “Tonho” do Arriba: “Sequestraram o Tonho, o Tonho é meu amigo. Eu vou pagá o resgate, pro meu Tonho querido. Eu não vou por a polícia no meio, que os homi é pirigoso... Libera o Tonho que te dou 10 conto”.

Top Gang (com “a”, caro leitor), paralelismo com o filme Top Gun. Esse sujeito que se denomina Top Gang, da famosa Take my Breath Way hit do Berlin. Não é a versão da música, ele não se deu ao trabalho de traduzi-la. É cantada em português mesmo e tocada por um só instrumento: teclado. Terrível. Pode-se comprar seu CD direto do artista Top Gang, na Bahia, com direito a uma gordurinha marginal no próprio CD, porque ele se apresenta em um bar. Entre as suas letras, ele anuncia seu número de telefone de contato para shows. No seu CD com mais de 10 músicas, ele canta Tribalistas. Mas não inteira, pois não sabe a letra toda, muitos ã, ã ã. Sensacional. Pirataria pura?

Se perambular pela Galeria do Rock, encontrará flyer de uma festa que acontece de vez em quando. O que rola na pista? Sharon, Gretchen, Frenéticas para chacoalhar o popozão. Nem sei se Frenéticas são trash, até porque nos meus 15 anos ia à discoteca com meias listradas e sandálias (ARGH !)

E a do carro? “Brummm, brummm” (a música começa com um motor de fusquinha ligado. Tosco). “Ahhhhh eu não tô acreditando, roubaram meu fusquinha... eu tô maluco.....Peraí, peraí um minutinho só” E assim vai toda a letra.

Tem um axé, música chamada Zumbizeira (leiam a letra, pensando numa coreografia esdrúxula, onde as pessoas de pé, com as mãos esticadas, andam como zumbis): “ a zumbizeira sai de dia, sai de noite... a zumbizeira não tem hora pra saí.... a zumbizeira só chega de manhã e tem café com guaraná pra não dormir... eu tenho amigo que já virou zumbi, eu tenho amigo que não gosta de dormir. Yo creo que soy um zumbi”.

Bom, são centenas de difícil escolha. Letras com duas estrofes, no máximo. Bastam 15 segundos para decorá-las. Universo riquíssimo para boas pesquisas tipo “top ten”. Imaginaram o resultado?"

Acorde tocado por Sandra (nossa sempre fiel leitora)

Ouvindo Fresh Fruit for Rotting Vegetables

Nenhum comentário: