9.8.04

E A NOSSA SEMPRE ESPERTA E ATENTA SANDRA INÊS (que gosta, lamentavelmente, de Deep Purple), leitora assídua disto aqui, ESCREVE UM TEXTO IMPAGÁVEL SOBRE MÚSICAS DE ELEVADOR...

"MUZAK & Motel Music

O norte-americanos definem MUZAK, como aquela música de background, seja nos escritórios, consultórios, nos elevadores, etc. Após vários estudos realizados, chegou-se a conclusão que essa “inocente” música pode ser um elemento progressivo e controlador de comportamentos.

Exagero?

Segundo os pesquisadores, a Muzak pode incrementar vendas. Nos supermercados, a música lenta é usada para que os consumidores passem vagarosamente pelas gôndolas para, com mais tempo, apreciar os produtos e consequentemente comprar mais. Ao contrário, nos restaurantes, a música mais rápida influenciariam os usuários a comerem mais depressa, portanto, liberando mesas e aumentando o número de mesas servidas.

Desse estudo, fiquei curiosa como se utiliza músicas em motéis. Será que há alguma estratégia para motéis? Pesquisando no meu trabalho, a FM líder é a Antena 1 (segundo frequentadores na faixa dos 30 anos) que toca aquelas figuras: Barry White, Kenny G; Gloria Gaynor (alguém foi no show dela recentemente?). Também tem a Alpha FM que parece só ter locutoras com vozes especiais.

A pergunta era: como resistir ao som da voz rouca e sedutora de Barry, cantando You're The First, The Last, My Everything ?

My first, my last, my everything.
And the answer to all my dreams.
You're my sun, my moon, my guiding star.
My kind of wonderful, that's what you are


Dureza.
Pedi a galera daqui o “top ten” de músicas de motéis (quase chorei de rir):

- She (Elvis Costello)
- Sacrifice (Elton John)
- Because You Loved Me (Celine Dion)
- Dreaming of you (Selena)
- Hotel California (Eagles)
- What a Wonderful World – (Louis Armstrong)
- Dacing Queen – (ABBA)
- Only You – (Platters)
- Always on My Mind – (Elvis Presley)
- Sexual Healing – (Marvin Gaye)


Depois dessa dolorosa lista, vale a citação de um amigo que adora transar ao som de Wagner, daquela seqüência eletrizante de Apocalipse Now Redux, do F.F. Coppola, onde Robert Duvall criou o inesquecível coronel Kilgore, que pratica surfe no Vietnã enquanto comanda ataques de helicópteros ao som de Wagner e fica inebriado com o cheiro de napalm.

Ouvindo Roadhouse Blues do Morrison Hotel
"

E vocês, o que ouvem quando transam????

Nenhum comentário: