2.5.03



WE ONLY WANTED TO BE LOVED

You never listen to a word that I said
You only seen me
For the clothes that I wear
Or did the interest go so much deeper
It must have been
The colour of my hair

(The Public Image – PIL, 1978)



E na explosão do movimento punk, em pleno auge, quando ninguém imaginava o fim dos Sex Pistols – a banda que foi simplesmente a “cara” do movimento britânico – eis que o impensável acontece e Mr. Johnny Rotten (vocal dos Pistols) decide deixar a banda em meados de 1978, assumir o seu verdadeiro nome de John Lydon e montar uma das melhores bandas de todos os tempos, PUBLIC IMAGE LTD.

Formada no próprio ano de 1978, Public Image Ltd., ou simplesmente PIL, foi uma espécie de manifesto particular de Lydon sobre tudo o que acontecia naquele fervilhante final de década. Uma espécie de terapia praticada à margem do olho do furacão punk. Auxiliado por músicos espetaculares, Lydon montou uma das melhores formações de rock´n´roll de todos os tempos com ele próprio nos vocais, Keith Levene (membro fundador do The Clash, aliás) nas guitarras, Jah Wobble no baixo (a própria lenda) e James Walker na bateria (um mito que tocou no brilhante Fame de Grace Jones, de 78). Juntos, eles gravaram o primeiro disco da banda, o sensacional Public Image (dezembro de 1978), recheado de canções experimentais, pesadas e cruas como se fazia necessário naqueles tempos. A surpresa foi geral. Como um moleque com cabelos desarrumados e dentes sujos podia ter a audácia de aparecer em uma capa de disco com os cabelos penteados e vestindo terno? O conceito era tudo. E isso era o melhor. Os punks se contradizendo, pregando mudanças, e não aceitando algo que pudesse se sobrepor ao punk. Ali foi o começo do fim...

No ano seguinte o PIL lançou um dos melhores álbuns de todos os tempos. A obra prima Metal Box. Editado em 45 rpm e embalado em uma caixa de metal de 12 polegadas, o álbum é perfeito. Metálico, sujo, ruidoso, elaborado, sutil, inteligente, enfim, uma obra prima. O ruído do rock dos oitenta, com certeza, deve muito a esse álbum.

A partir daí, a banda mudou de formação e lançou uma série de álbuns como o artístico Flowers of Romance (1981), o ideológico Album/Compact Disc/Cassette (1986) – que teve Steve Vai nas guitarras - e o fraco Happy (1987), até acabar no começo da década de noventa, com a missão cumprida...muito bem cumprida.

Ouvindo Image of Me, dos desprezados e geniais Supersuckers

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