21.8.03



QUEM MANDA NO ROCK HOJE

Pense bem... qual foi a última banda de rock que te fez dançar como um animal enlouquecido? Qual foi a última banda de rock que te fez dormir tranqüilo, pois o gênero estava devidamente representado? Qual foi a última banda de rock que salvou a sua vida? Qual foi a última banda de rock que te fez ter vontade de ter uma banda? Qual foi a última banda de rock que você lembra que aliou maravilhosamente guitarras elétricas, roupas bacanas, letras espertas, cabelos cool e estilo fashion? Pensou? Então, queridos, com certeza não foi Rolling Stones, muito menos Deep Purple ou Elton John. Se você pensar bem, vai perceber que as duas bandas com ATITUDE neste começo de século e que efetivamente preenchem os quesitos acima são norte-americanas (e eu que sempre preferi o rock inglês, que ironia) e atendem pelos respectivos nomes de THE STROKES e THE WHITE STRIPES.

THE STROKES

São absolutamente cool. Tudo funciona na banda. Tudo. As guitarras, a música, o visual, o aspecto estético, enfim, tudo. Eles são largados, feios, sujos e malvados (não são de verdade, mas quem se importa?). São rock´n´roll até o último fio de cabelo. São indies e são pops e isso é o melhor. A grande ironia. A piada mortal. Se eu tiver que escolher, com certeza não ouço pelo resto da minha vida qualquer disco do Radiohead (pós 1996, 1997 e não incluo Ok Computer por pouco, muito pouco) em detrimento de UM single, seja qual for, de The Strokes. Eles são adoravelmente inescrupulosos e maravilhosamente canalhas. Perfeitos para o rock, como há muito não se via.

THE WHITE STRIPES

Musical e esteticamente superiores a The Strokes. Muito. Mas, igualmente sensacionais. Permitem-se o luxo de dispensar o baixo e, ainda assim, fazer um som milhões de anos-luz à frente do seu tempo. Led Zeppelin? Que nada. White Stripes é White Stripes e bebe na fonte da criatividade pura e simples. Jack e Meg White são pragmáticos, diretos, adoráveis. São cool e não precisam disso. São apenas The White Stripes, seja lá o que isso quer dizer. E são bons, caralho, como são bons. A MELHOR banda da atualidade. Deus foi bom comigo. Me afastou de estar em Londres em 1977, porém me deu vida suficiente para presenciar a passagem de White Stripes pelo planeta. Seja louvado, meu chapa. Ah, e isso sem contar como a MEG WHITE é linda...musa de qualquer rocker desse novo século. Sem dúvida.

Ouvindo Make Up, sensacional, de Elefant

Nenhum comentário: