10.2.03


DESTRUA VOCÊ MESMO...



E seria um fim de semana absolutamente normal, não fosse o gênio do meu irmão me aparecer no sábado com um convite extra para o show Alter Ego, no Sesc Pompéia, em que a banda punk Inocentes tocaria The Clash e a mitológica banda Cólera tocaria os, não menos mitológicos, Sex Pistols.

É claro que fui. E foi SENSACIONAL...

Devia ter uns quatorze, quinze anos que eu não assistia a um show dessas bandas e a expectativa foi muito grande. Mais pelo passado do que pelo som que as bandas poderiam oferecer naquela noite de sábado tão quente. O Cólera foi a primeira banda punk que eu assisti na minha vida e foi um dos primeiros discos de punk nacional que eu escutei (o célebre disco verde, um registro ao vivo de Ratos de Porão e Cólera no extinto teatro Lira Paulistana).

O Sesc não estava cheio, muito ao contrário, havia muito espaço na choperia para o público dançar e poguear a vontade. Também não era composto somente por idosos saudosos (como eu e meu irmão). Havia uma molecada realmente interessada naquilo tudo, o que me deixou muito feliz (não pela molecada estar ouvindo esse som, mas apenas por saber que eles os têm como referência para algo novo).

Nem preciso dizer que as duas bandas seguraram o repertório de Clash e Sex Pistols com a máxima competência.

O fato é que quando os primeiros acordes começaram, me dei conta de que eu estava absolutamente certo na adolescência, quando acreditava que o rock que importava era apenas aquele que misturava um som objetivo com um punhado de letras provocativas e diretas. Fodam-se as músicas de duzentos acordes, fodam-se os músicos que sabem dedilhar uma guitarra como se fossem músicos eruditos, fodam-se as bandas que são pretensiosas e querem misturar samba com guitarra, fodam-se eles. E viva os garotos e garotas que desprezam Beatles, que acham Stones velhos, que odeiam heavy metal, que acham bandas com mais de um disco, completamente passadas. Esses vão fazer a diferença.

...e, no meio da platéia, eu vi uma garota com uma camiseta dos Dead Boys (lendária banda punk norte-americana dos anos setenta) escrita...

Dead Boys... lindos,
porém mortos...


... e sorri sozinho, por perceber que ainda há futuro para o rock´n´roll. Ainda há futuro...

Ouvindo Kick Out the Jams, de MC 5

Nenhum comentário: