21.2.03


DISSECANDO OS STONES



Então por meio de um critério absolutamente pessoal, eu resolvi dissecar a discografia dos Stones. Posso? Eu não sou ninguém para fazer isso, mas achei bem relevante, no meio de tanta gente indignada com o que eu ando escrevendo. Lembrem-se, são critérios pessoais. Espero que concordem. Se não concordarem, beleza, tá valendo do mesmo jeito...ah, eu deixei de lado coletâneas e discos ao vivo...

· The Rolling Stones (1964) – 12 x 5 (1964) – The Rolling Stones No 2 (1965) – The Rolling Stones Now (1965) - Out Of Our Heads (1965) - December's Children And (Everybody's Children) (1965) - covers, covers e covers, misturas, blues, rock´n´roll básico, inexperiência, discos com algumas músicas bacanas (Time is on my Side, Satcisfaction, Get Off of My Cloud etc.), mas, no geral, são apenas médios.
· Aftermath (1966) – aqui a coisa fica bonita. Lindo de morrer e absolutamente rock´n´roll. Brian Jones manda no disco (apesar das composições Jagger e Richards) e o resultado é fabuloso. Só é imperdoável a inclusão de Lady Jane, uma música absolutamente dispensável...
· Between The Buttons (1967) – Fraquíssimo. Um retrocesso ao brilhante Aftermath. Esqueçam...
· Their Satanic Majesties Request (1967) – Uma espécie de Sgt. Pepper´s equivocadíssimo. Bom, mas nem tanto, se comparado a tudo o que se lançou naquele ano.
· Beggar's Banquet (1968) – Se existe um disco dos Stones que se aproxima da grandeza de Exile on Main Street, esse disco é, definitivamente, Beggar´s Banquet. Sympathy For The Devil, Street Fighting Man, No Expectations dispensam comentários. É, talvez eu deva considerar esse um segundo disco brilhante dos Stones e retira-los da enquete...
· Let It Bleed (1969) – Mezzo Brian Jones, mezzo Mick Taylor. Não gosto dessa substituição inicial. Acho confuso, apesar de boas canções.
· Sticky Fingers (1971) – Marcou o que seriam os Stones setentistas. É um disco tão junkie que acaba cansando.
· Exile On Main Street (1972) – Lindo, maravilhoso e brilhante. Junto com Aftermath e Beggar´s Banquet, forma a espinha dorsal da obra dos Stones. Mick Taylor nunca acertou a mão como nesse disco (nem antes nem depois). Tem rock´n´roll nele. Muito rock´n´roll. Tem blues, country, hard rock e tudo o que importa, de uma maneira nada vulgar. Brilhante. Brilhante.
· Goat's Head Soup (1973) – É inacreditável que uma banda lance um disco genial e, na seqüência, uma porra de um álbum chato e maçante e sem brilho. Início do fim... e Angie é chatérrima.
· It's Only Rock N' Roll (1974) – Nada bom. Pastiche do que já vinham fazendo desde o final dos sessenta. Talvez em razão das brigas e da saída de Mick Taylor.
· Black And Blue (1976) – Foi o primeiro álbum inteiro que eu ouvi dos Stones em toda a minha vida. Acho bárbaro e absolutamente diferente. Eles me parecem sem compromisso. Tocam soltos e à vontade. Adoro esse álbum. Mas tem Memory Motel, uma das músicas mais chatas dos Stones (tá, mas em compensação tem a melhor balada de todos os tempos, Fool to Cry). Fica no empate.
· Some Girls (1978) – discoteca fuleira dos Stones. Esqueça.
· Emotional Rescue (1980) – Chato. Chato demais.
· Tattoo You (1981) – O último grande álbum. Uma volta ao passado, mas com culhões. Rock´n´roll cru. Coisa que os Stones sabem fazer quando tem vontade. E nunca mais tiveram depois disso.
· Undercover (1983) – horroroso. Só o fã mais enlouquecido gosta disso.
· Dirty Work (1986) – Nunca ouvi inteiro. Nem quero...
· Steel Wheels (1989) – Nada de novo. A mesma repetição dos anos oitenta.
· Voodoo Lounge (1994) – Tentando atualizar o som, mas sem brilho. A turnê foi boa. Só...
· Bridges Of Babylon (1997) – Desconheço qualquer música desse álbum. Nunca tive interesse.

Ouvindo Beatles and Stones, de House of Love

Um comentário:

Groucho KCarão disse...

Comentários:
1) Você agrupou a discografia até 65 e classificou como apenas médios. Talvez você tenha razão, mas tinha coisa FODÁSTICA já por ali. O lado B do December's Children é DUCARAAALHO, e "She Said Yeah" é cover, sim, mas é HARD-PUNK! xD
2) "Lady Jane" também não é das minhas preferidas mas JAMAIS será dispensável.
3) Between the Buttons é evolução total!
4) Their Satanic é o melhor dos Stones. Owna qualquer disco dos Beatles, e o único psicodélico que lhe iguala é o primeiro do Pink Floyd!
5) As guitarras do Let It Bleed são quase todas do Keith. Dizem que tem algumas do Ry Cooder, mas Mick Taylor e Brian Jones são quase inexistentes ali.
6) Exile on Main St também é fundamentalmente Keith Richards, quanto às guitarras. Dá até pra sentir o estilo do Keith. Compare o violão de "Country Honk" e o riff após o refrão de "Gimme Shelter" com as linhas básicas de "Tumbling Dice" e "Happy". Aquilo é a essência de Keith!
7) Goats Head Soup é satânico e FODÂNICO também! xP
8) Some Girls se salva PELO MENOS por dois CLÁSSICOS: "Far Away Eyes" e "Beast of Burden". Posso citar também "Before They Make Me Run"..
9) "Dance (Pt. 1)" é infernalmente fudida de boa! E tem mais coisas legais no Emotional Rescue.
10) "Tie You Up (The Pain of Love)" é demais! É a base de "Bete Balanço".
11) Voodoo Lounge > Tattoo You. Talvez eu tenha exagerado, mas é no mínimo tão bom quanto.