26.9.03

.

GLOSSÁRIO


MIXAR: Arte de se usar um mixer. Pode-se utilizá-lo apenas para acertar os tempos das batidas para passar de uma música à outra, ou mesmo criar uma "nova" música, deixando duas diferentes tocarem abertas ao mesmo tempo, corrigindo suas nuances através dos equalizadores de cada canal, como por exemplo usando o bumbo de uma, os strings de outra, etc (reparem na foto). DJs que prezam pelo virtuosismo chegam a tocar até em 4 pratos, "desconstruindo" cada música e assim formando uma totalmente nova.

REMIXAR: Desconstrução e reconstrução em estúdio de uma música, repetindo e/ou cortando loops, acordes e vocais, alterando sua forma original. No caso das musicas do pop/rock, eles são feitos para darem uma cara de pista à elas, deixando-as mais repetitivas, dançantes e longas. Era a isso que se referia o Cubas.

BOOTLEG ou BASTARD POP: Construção de uma nova música utilizando-se a base de uma com samples de outras, gerando resultados interessantes, assim como fazem o 2 Many DJs. No caso deles, são samples autorizados, mas geralmente são feitos sem autorização e lançados no mercado como "white label" (nenhum artista ou gravadora "assina" a obra por ser ilegal). Coincidentemente acabo de descobrir no google que saiu exatamente essa explicação, - ai saco! - no site da Colérika Patolino bem hoje. Leiam filtrando as palavras fashion, moda, hype, etc.

Ouvindo o esquisitíssimo Bongwater - "Nick Cave Dolls"

Nenhum comentário: