10.9.03



A MOSCA NA SOPA



Que o Diabo é o pai do rock, não resta a MENOR dúvida. Mas e Raul Seixas? É ele Deus? É ele o pai de todos? O mago sagrado? O mestre da versão nacional dessa castigada variação do blues norte-americano? Não meus caros, de forma alguma. Raul Seixas é apenas Raul Seixas. E isso nem sempre é bom. Definitivamente.

Raul começou a sua carreira em uma época em que ser rocker no Brasil era, de fato, ser marginal. Ser cabeludo e dar um foda-se para a (sempre) careta MPB nos anos sessenta/setenta era verdadeiro crime contra a “elite intelectual universitária” (detesto esse termo) brasileira. Talvez essa seja uma das suas únicas virtudes. Nadar contra a maré e fazer algo REALMENTE fora da lei. Mas e daí? Porra, ele não foi o único e tampouco foi o melhor. Não, não foi MESMO o melhor.

Raul fez algumas canções interessantes, mas o grosso da sua obra é mal acabado. Tosco até. É uma espécie de caos anárquico, um ouro de tolo, nem sempre interessante a ouvidos mais atentos. As suas variações e misturas de psicodelismo, progressivo, sertanejo e rock and roll soam despirocadas demais, cafonas demais, sem sentido demais. Não há um frescor inventivo como nos Mutantes, por exemplo. Há apenas a necessidade de contestar, seja a que custo for, atirando para todo e qualquer lado e raras vezes acertando o alvo.

Poderia dizer que ele é chato, anacrônico, fundamentalista demais. Porém, isso seria injusto. Na maior parte das vezes, Raul errou por realmente ter acreditado que era uma espécie de Messias do rock. Raul errou por ter levado a sério demais os seus fãs extremistas. Por ter levado a sério demais a anarquia e por ter ficado “preso” no sonho “hippie” setentista. Definitivamente isso matou a sua obra que hoje, infelizmente, soa completamente envelhecida. Seus álbuns soam hoje extremamente datados e ingênuos e por mais que seja uma ótima idéia, fica cada vez mais distante o sonho de tomarmos, todos juntos, um banho vestindo apenas um chapéu.

Ouvindo Tente Outra Vez, assim assim, de Raul Seixas

2 comentários:

Anônimo disse...

Tosca é a tua opinião, seu CORNO, seu VIADO, seu IGNORANTE. Você deve ser alguma bicha, fã daqueles malditos pagodeiros, dos chifrudões do sertanejo ou daquela viadagem chamada calypso. Mal acabo é você, que fica arrotando essas babaquices que você escreve. Você deve ser algum adolescente retardado que só faz, come, veste e ouve o que a maldita moda manda.
Vê se larga de ouvir pagode, sertaNOJO, calypso, e outros lixos, e passa a ouvir música de verdade.Seu verme, monte de bosta

Anônimo disse...

Tosca é a tua opinião, seu CORNO, seu VIADO, seu IGNORANTE. Você deve ser alguma bicha, fã daqueles malditos pagodeiros, dos chifrudões do sertanejo ou daquela viadagem chamada calypso. Mal acabado é você, que fica arrotando essas babaquices que você escreve. Você deve ser algum adolescente retardado que só faz, come, veste e ouve o que a maldita moda manda.
Vê se larga de ouvir pagode, sertaNOJO, calypso, e outros lixos, e passa a ouvir música de verdade.Seu verme, monte de bosta