15.9.03



A PRIMEIRA BANDA PRÉ-FABRICADA DA HISTÓRIA: THE MONKEES



Esqueça todas as bobagens pré-fabricadas de hoje em dia, como Rouge, N´Sync, Backstreet Boys, Justin Timberlake, enfim, toda essa pataquada. A única banda bacana no planeta, descaradamente fabricada pela indústria para fazer sucesso tem nome: THE MONKEES.

Criada nos EUA em 1965, a banda foi projetada para faturar uma grana em cima do sucesso dos Beatles e da British Invasion da época. Os produtores de tv Bert Schneider e Bob Rafelson perceberam que a fórmula "engraçadinha" iniciada pelos Beatles com o filme "A Hard Day´s Night" podia render rios de dinheiro. Bastava juntar uns carinhas bonitinhos numa banda de rock, umas histórias engraçadinhas, MUITA propagadanda e, pronto, a molecada iria amá-los cegamente e comprar e comprar e comprar.

E assim foi. Os americanos adoraram ter uma resposta aos Beatles, mesmo que essa resposta fosse composta por quatro sujeitos (Michael Nesmith, Davy Jones, Micky Dolenz, Peter Tork) meio sem talento, meio palhaços, meio sem sal, que sequer sabiam segurar uma guitarra.

O resultado foi interessantíssimo. A banda (que nem tocava nos seus próprios discos) fez músicas bacanas como Last Train to Clarksville, Daydream Believer e I´m a Believer, além de álbuns interessantes como o honestíssimo Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd. (1967), um dos primeiros a usar o sintetizador MOOG.

Porém, apesar dos esforços, a falta de talento musical e a "seriedade" do final dos anos sessenta fez com que a banda não aguentasse o tranco e encerrasse as suas atividades em 1969, deixando, sem dúvida, uma marca curiosa na história do rock.

Ouvindo Daydream Believer, a música mais cantada nos karaokês de Londres de todos os tempos (sério!), de The Monkees

Nenhum comentário: